Skip navigation
Rendimento Básico para Todos
Vídeo

Rendimento Básico para Todos

Sonho ou Delírio?



Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Polêmico
  • Analítico
  • Panorama Geral

Recomendação

As novas tecnologias continuam a abocanhar os empregos pouco qualificados e tem avançado a noção de que as sociedades devem inevitavelmente introduzir rendimentos universais básicos. No Fórum Econômico Mundial de 2017, um painel de especialistas abordou as questões sociais, econômicas, políticas e morais que permeiam esse debate. A getAbstract recomenda esta conversa a decisores políticos, economistas e empreendedores sociais que desejam permanecer um passo à frente de uma grave crise socioeconômica.

Ideias Fundamentais

  • Devido a um aumento na automação, o debate a respeito de uma renda básica universal, ou seja, um “pagamento por parte do governo a todos os cidadãos, quer como um suplemento ou substituto ao rendimento do trabalho pago”, está se consolidando.
  • Enquanto a direita e a esquerda convergem sobre a necessidade de alguma forma de renda básica universal, estas forças políticas não chegam a um acordo sobre a forma como esse modelo poderia funcionar.
  • Um “argumento ético” em favor de uma renda básica universal postula que os cidadãos têm o dever de contribuir para o bem comum através do trabalho ou outros meios. Esta visão enfatiza a ideia do “endividamento mútuo” e desencoraja o parasitismo social.

Sobre os Palestrantes

Tamzin Booth é editor de negócios da The Economist. Guy Standing é copresidente da Basic Income Earth Network. Michael Sandel é professor de filosofia política na Universidade de Harvard. Neelie Kroes é ex-comissário da UE. Amitabh Kant é CEO da NiTi Aayog, um think tank governamental indiano.


Mais deste tópico

Dos mesmos autores

9
Livro

    Os clientes que leem esse resumo também leem

    Canais Relacionados