Join getAbstract to access the summary!

Seja um Gerente Excelente

Join getAbstract to access the summary!

Seja um Gerente Excelente

Como evitar os erros de tomada de decisão

LID Publishing,

15 min read
9 take-aways
Audio & text

What's inside?

Tome decisões de negócios mais inteligentes ao evitar os seus preconceitos e seguir as orientações para fazer as boas escolhas.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Cativante

Recomendação

Como todos, você também comete erros, mas você pode melhorar a sua capacidade de tomada de decisão. Neste texto atrativo, a consultora de gestão Marce Fernández explica como você pode fazer escolhas inteligentes e evitar os seus preconceitos. Algumas decisões suas não são importantes, mas as suas grandes decisões erradas podem arruinar a sua carreira ou a sua empresa. Pense no executivo da Decca Records que não assinou com os Beatles, em 1962 ou nos responsáveis da Excite.com que decidiram não comprar o Google por US$ 750 mil. Aprenda a decidir melhor.

Resumo

Há muita pesquisa sobre a tomada de decisão em geral, mas não sobre as decisões gerenciais.

Por vezes, na tomada de decisões, os gerentes cometem erros enormes que podem afetar gravemente as suas empresa e a sua carreira.

Os pesquisadores estudaram a tomada de decisão e as teorias de decisão, mas poucas das suas conclusões estão diretamente relacionadas à tomada de decisões gerenciais. Além disso, aqueles que estudam a tomada de decisão verificam que as pessoas relutam em admitir os seus erros. Por isso, algumas lições aprendidas com os erros são omitidas.

Os vieses cognitivos podem prejudicar a sua tomada de decisão.

Nadia Papamichail, professora sênior de sistemas de decisão da Universidade de Manchester, afirma que os vieses cognitivos, incluindo o viés egocêntrico e o viés de confirmação, podem levar a tomada de decisões inadequadas.

O viés egocêntrico é a tendência a valorizar demasiadamente as suas próprias perspectivas. O viés de confirmação é a tendência de buscar informações que confirmem as suas escolhas e ignorar as que as contradizem. Outros vieses cognitivos incluem:

  1. A falácia da narrativa — A tendência para...

Sobre o autor

Marce Fernández, professora de MBA, é consultora de gestão estratégica.


Comente sobre este resumo