As conversas e reuniões moldam quase todos os momentos do seu dia. Infelizmente, muitas delas são improdutivas. Além do mais, a relutância em lidar com as conversas difíceis muitas vezes prejudica os relacionamentos pessoais e profissionais. O bom é que você pode aprender as regras, ferramentas e estratégias para aprimorar os seus diálogos internos, em grupo e corporativos. Ao longo deste texto bastante oportuno, o coach em comunicação Daniel Stillman fornece um excelente plano para a construção de conversas significativas e mostra a importância da honestidade, intencionalidade e coragem.
Um bate-papo desastrado levou o autor Daniel Stillman a repensar as suas habilidades de conversação.
Como pesquisador do mercado de design industrial, Stillman costumava conversar com os consumidores sobre eletrodomésticos. Ele procurou aprender como os produtos domésticos funcionavam na vida cotidiana dos moradores nos subúrbios. Uma conversa permaneceu fixa na sua cabeça por uma década.
Uma mãe de três adolescentes respondia ao fluxo de perguntas de Stillman na lavanderia da sua casa. A jovem senhora fornecia insights tremendos, mas Stillman tinha mais perguntas, e o tempo estava se esgotando. Depois de responder, a mulher fez uma pausa. Aproveitando o momento para avançar com as suas perguntas, Stillman rapidamente fez outra. A sua pressa o levou a interromper a mulher, que tinha mais coisas a dizer.
Ele pediu para que ela continuasse, mas ela não conseguia se lembrar da última linha de raciocínio. Stillman ficou frustrado consigo mesmo. Ele deveria encorajar os moradores a falarem livremente. Em vez disso, ele interrompia inadvertidamente as conversas. Ele não podia deixar de pensar nos inúmeros insights que talvez tenha perdido...
Comente sobre este resumo ou Start Discussion