Saltar la navegación
A Alma da Empresa Familiar
Livro

A Alma da Empresa Familiar

Um guia prático para o sucesso da empresa familiar e da harmonia na família

Lilja Press, 2018 más...


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

As empresas familiares enfrentam problemas e situações desfavoráveis que as empresas não familiares jamais enfrentam. Ao mesmo tempo, as empresas familiares podem apresentar oportunidades especiais pouco típicas entre as empresas não familiares. Tom Hubler, que conta com décadas de experiência como terapeuta em consultoria de negócios da família, detalha as práticas que fazem as empresas familiares funcionarem. Embora o seu texto seja informativo e útil, a sua repetitividade e tendência de dar o seu nome a conceitos de negócios, como “Modelo de Legado de Hubler”, tiram um pouco o impacto dos seus conselhos e insights práticos. Ele fornece técnicas inteligentes e comprovadas de resolução de conflitos para manter os membros da família trabalhando juntos em harmonia. E ele escreve com sensibilidade sobre a importância do “coração e alma” em uma empresa familiar. Membros da família e colaboradores sem parentesco que atuam em empresas familiares vão certamente obter grande insight e uma maior compreensão a partir do conteúdo bem elaborado de Hubler.

Resumo

Empresas Familiares

Parentes que trabalham juntos em uma empresa familiar enfrentam um desafio singular: eles devem administrar com sucesso o seu negócio enquanto mantêm relações harmoniosas entre si. Os familiares que estão juntos na empresa mas que não se dão bem no lado doméstico, precisam ainda assim encontrar uma maneira de fazer o lado comercial funcionar.

Problemas mais comuns

Dez problemas que afligem os parentes que trabalham juntos em empresas familiares:

  1. Falta de apreciação e reconhecimento – Nada provoca mais tensão interna e sentimentos ruins do que os parentes que não demonstram respeito e aprovação uns pelos outros. Os membros da família precisam reconhecer a importância dos “lucros emocionais”, tão cruciais quanto os lucros financeiros.
  2. Falta de perdão – Estar disposto a perdoar sustenta as conexões familiares e as empresas familiares. A falta de perdão entre os parentes significa condições de trabalho tensas e infelizes. Um caminho para aprender a perdoar é que a família abrace suas heranças religiosas. A maioria das religiões inclui uma “filosofia do perdão”.
  3. Controle

Sobre o autor

O consultor de negócios Thomas Hubler é especialista em empresas familiares dos EUA. Ele é membro fundador e atua no Family Firm Institute em Boston.


Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión