Saltar la navegación
A Ameaça do Terrorismo: Implicações para a Segurança Global
Vídeo

A Ameaça do Terrorismo: Implicações para a Segurança Global

Califado no Iraque e na Síria: Qual o cenário do Estado Islâmico no Oriente Médio em 2018?


Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Revelador
  • Eloquente

Recomendação

As forças do Estado Islâmico (EI) estão recuando em território que haviam conquistado no Iraque e na Síria, mas não se anime demais: eles continuam sendo uma ameaça a longo prazo. Os combates na Síria, em particular, vão provavelmente continuar por meses, segundo a opinião dos especialistas neste painel da RAND Corporation. Após expulso do seu califado, o EI vai simplesmente voltar à clandestinidade e continuar a causar estragos, segundo as previsões do painel. Neste debate, o ex-embaixador dos EUA no Iraque e vários analistas apresentam uma visão especialmente sombria sobre os detalhes das investidas contra o EI. A getAbstract recomenda este estudo a decisores políticos e gestores globais em busca dos últimos desdobramentos sobre uma das zonas mais conturbadas do mundo.

Resumo

Apesar das grandes baixas em combate – cerca de 60 mil soldados – e a perda de líderes-chave e de territórios cruciais, o Estado Islâmico (EI) continua a combater em partes do Iraque e Síria. Na Síria em especial, os combates duram há meses. E mesmo que o EI ceda todo o território que ocupa no Oriente Médio, ele vai continuar ativo e representando uma ameaça a longo prazo, em grande parte por causa dos seus inúmeros seguidores. Além disso, a organização aprendeu a levantar milhões de dólares por ano, por meio de extorsões. Mesmo diante...

Sobre os Palestrantes

Ryan C. Crocker foi embaixador dos EUA no Iraque, de 2007 a 2009. Linda Robinson e Lynn E. Davis são pesquisadoras sênior na RAND Corporation. William McCants é membro sênior da Brookings Institution.


Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión