Você faz tudo o que lhe pedem? As pessoas vivem pressionando você para ajudá-las? Se for este o caso, o manual de instruções bestseller do autor Damon Zahariades oferece técnicas úteis para você aprender a dizer não. Zahariades explica por que você deve deixar claro o que quer e o que não quer fazer – de forma honesta e direta. Isto inclui dizer não quando for apropriado. Ele garante que quanto mais vezes você disser não agora, menos vai precisar dizer esta palavra tão poderosa e temida no futuro.
Dizer sempre sim aos outros significa que você acaba tendo pouco tempo para si mesmo.
Eis um dilema comum: um amigo pede ajuda e você acata. Os 10 a 15 minutos do seu tempo que o seu amigo solicitou se transformam em mais de uma hora. Você se sente bem em ajudar, mas também se sente mal: você poderia ter usado esse tempo em um trabalho importante que precisava ser concluído. Agora você está mais atrasado.
Pouco tempo depois, outro amigo faz um pedido semelhante e, como você é um cara “legal” acaba perdendo mais uma hora de trabalho. Agora você está ainda mais atrasado. Infelizmente, isso geralmente se torna um padrão. Em um esforço para ser gentil, você assume o papel da pessoa que sempre faz favores para os outros. Como resultado, você pode acabar se ressentindo de quem lhe pede ajuda; e o pior, fica com raiva de si mesmo por abrir mão do tempo que precisava para si mesmo. A verdade simples é essa: toda vez que você diz sim a outra pessoa, você diz não para si mesmo. Felizmente, há uma maneira produtiva de sair desta situação: aprenda a dizer não com equilíbrio, elegância e tato – e sem ficar se sentindo culpado.
Se você não cuida do seu tempo e prioridades...
Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión