Saltar la navegación
A Grande Disrupção
Livro

A Grande Disrupção

As quatro forças globais que derrubam todas as tendências

Public Affairs, 2015 más...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A rápida ascensão dos centros urbanos no mundo em desenvolvimento é uma das quatro tendências emergentes que os diretores da McKinsey Global Institute identificam neste relatório inteligente. Richard Dobbs, James Manyika e Jonathan Woetzel exploram as implicações do crescimento urbano, a rápida inovação tecnológica, o envelhecimento da população mundial e o surgimento de novos padrões comerciais e fluxos de informação. Dobbs, Manyika e Woetzel mostram como essas tendências repercutem na economia mundial, trazendo tanto riscos como oportunidades. A visão de futuro dos autores transmite otimismo, embora por vezes eles pareçam subestimar os efeitos potenciais das disrupções ambientais e da instabilidade política. Eles deixam claro que os líderes empresariais devem repensar as premissas obsoletas que influenciam as suas decisões. A getAbstract recomenda esta abordagem ampla e perceptiva a executivos seniores dos setores público e privado, assim como aos que buscam compreender melhor as forças que moldam o mundo dos dias de hoje.

Resumo

Quatro forças disruptivas

No século XXI, quatro grandes tendências estão moldando a economia mundial e causando a disrupção dos negócios tradicionais. Para se adaptarem, os líderes devem repensar os pressupostos de décadas atrás sobre o “consumo, recursos, trabalho, capital e concorrência”.

A primeira tendência é a crescente urbanização nos países em desenvolvimento, o que ajuda a transferir o locus do poder econômico para o Leste e Sul. A segunda é a velocidade sem precedentes da inovação tecnológica e a forma como os consumidores a estão adotando. A terceira é o envelhecimento da população global, levando as empresas a terem que lidar com trabalhadores e consumidores mais velhos. A quarta é a reformulação do fluxo comercial e da informação, as quais têm extrapolado as linhas ponto a ponto em direção a uma “teia” que se alastra exponencialmente. Boa parte das decisões executivas sobre estes temas decorre da “intuição”. Os líderes devem “resetar” suas intuições, tendo em conta estas novas realidades.

Oportunidades

Os líderes com visão de futuro devem aceitar estas tendências transformadoras como oportunidades, e não ameaças:

1. Novos centros...

Sobre os autores

Os autores são diretores da McKinsey Global Institute. O ex-professor de Oxford Richard Dobbs é o coautor de Value: The Four Cornerstones of Corporate Finance. James Manyika é membro sênior da Brookings Institution. Jonathan Woetzel leciona na China-European International Business School e escreveu quatro livros sobre a China.


Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión