Saltar la navegación
Antecipe
Livro

Antecipe

A arte de liderar olhando para o futuro

AMACOM, 2015 más...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Em 1987, a revista Time relatou que George Bush, então vice-presidente dos Estados Unidos, falou com desprezo sobre “essa coisa de visão”. Este pronunciamento atormentou Bush durante o resto de sua carreira política. Em contraste, um homem com uma visão transformou a pequena vila de Dubai em uma megacidade de classe mundial. O xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum imaginou um futuro brilhante para Dubai que transcendia o petróleo. Hoje, devido à sua visão, Dubai se tornou um centro turístico e financeiro importante. O consultor em gestão Rob-Jan de Jong descreve a importância da visão e explica como impulsionar a sua capacidade visionária, mantendo a mente aberta e usando a sua imaginação, aplicando técnicas, práticas e abordagens de desenvolvimento de visão. A getAbstract recomenda este guia útil e interessante sobre a importância da visão para os líderes atuais e aqueles que almejam posições de liderança.

Resumo

Imagine um restaurante sem uma cozinha

O proprietário de um restaurante em San Francisco certo dia entrou em contato com o visionário Edward de Bono, um consultor criativo mundialmente consagrado. Anteriormente popular, o estabelecimento vinha perdendo espaço para os novos restaurantes, considerados inovadores e empolgantes, que haviam aberto na sua área. Depois de Bono dar uma olhada no restaurante, ele perguntou ao proprietário do que ele mais se orgulhava. “A cozinha, é claro”, respondeu o restaurateur. “A nossa cozinha produz pratos incríveis e de altíssima qualidade”. Bono retrucou: “Vamos nos livrar da cozinha”. O proprietário perguntou, perplexo: “Mas como é que podemos gerir um restaurante sem uma cozinha?”

Sentindo a leve curiosidade do restaurateur sob a sua reação de surpresa, Bono continuou: “O que aconteceria se você já não tivesse mais uma cozinha? Como seria o seu restaurante? O que as pessoas viriam fazer aqui? O que as atrairia?” O homem, ainda perplexo, achava que teria que fechar as portas, mas Bono replicou: “Mantenha o seu foco no conceito do restaurante, mas sem uma cozinha”. O proprietário disse que poderia utilizar o espaço...

Sobre o autor

O estrategista comportamental e economista Rob-Jan de Jong presta consultoria, escreve e ensina sobre como os líderes devem lidar com a complexidade e a incerteza.


Comente sobre este resumo