Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Bem Comum

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Bem Comum

Economia para um Planeta Superpovoado

Penguin,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Aquecimento global, pobreza extrema… O panorama é sombrio. Mas com sacrifício e sabedoria, a humanidade ainda pode salvar o planeta.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo

Recomendação

O renomado economista Jeffrey Sachs consegue trazer uma péssima notícia de uma forma otimista. Sim, a Terra enfrenta terríveis ameaças de aquecimento global, pobreza, guerras, desmatamento e extinção em massa de espécies. No entanto, Sachs afirma que estes graves problemas são administráveis. Corrigi-los vai custar US $ 840 bilhões – de fato uma quantia enorme, mas que, como argumenta Sachs, representa apenas 2,4% do PIB dos países ricos. Sachs não se omite de pronunciamentos politicamente sensíveis. Ele argumenta contra a guerra dos EUA no Iraque e a favor da legalização do aborto. Ainda assim, o livro atinge o equilíbrio improvável de entregar uma mensagem que é ao mesmo tempo assustadora e promissora. A getAbstract recomenda este livro para quem procura insights sobre os problemas mais urgentes do mundo.

Resumo

O Futuro Incerto da Economia e da Ecologia

O mundo tornou-se um lugar cada vez mais lotado, caótico e perigoso. As populações globais estão aumentando, particularmente as nações pobres menos capazes de alimentar e sustentar o número crescente de pessoas. A ecologia global está à beira do colapso. O equilíbrio global de poder está mudando. O início do século XX marcou o fim da dominação europeia e neste século vamos ver o fim da hegemonia dos EUA. China, Índia e Brasil estão emergindo como potências mundiais. E as incursões equivocadas dos USA no Vietnã e Iraque provaram a insensatez da decisão unilateral tomada com base na força bruta. Da forma como as coisas estão caminhando, o mundo poderá mergulhar facilmente em uma mistura tóxica de conflito sangrento, pobreza, desastres naturais e sofrimento generalizado.   Para evitar esse destino – que é muito provável se o mundo continuar no caminho atual – os líderes mundiais devem aceitar o fato de que todos no planeta vivem a mesma situação. Os países ricos não podem mais ignorar os países pobres. O mercado livre não é a melhor e única solução. Infelizmente, os riscos são graves. Felizmente, as soluções estão à mão. Alterações...

Sobre o autor

Economista respeitado internacionalmente, Jeffrey Sachs é diretor do The Earth Institute da Universidade Columbia. Ele é conselheiro especial do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon sobre Objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento neste Milênio. Sachs também escreveu o livro O Fim da Pobreza.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem