Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Colapso

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Colapso

A Grécia, o Euro e a Crise da Dívida Soberana

Bloomberg Press,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Uma tragédia grega: será que o país que trouxe a democracia para o mundo poderia derrubar o sistema financeiro global?

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Polêmico
  • Abrangente
  • Revelador

Recomendação

Para um país relativamente pequeno, a Grécia trouxe grandes contribuições para o mundo: lendas míticas e heróis, arte e arquitetura, filósofos e pensadores iluminados e a própria palavra democracia. Mas a nação que inventou a tragédia grega está vivendo a sua própria versão atualizada, lidando com os erros fatais que ameaçam espalhar o seu sofrimento para o resto da Europa e do mundo. O jornalista Matthew Lynn disseca as origens da crise da dívida grega e relata como o sonho de uma Europa unida levou ao que ele prevê como sendo a queda iminente do euro. Com um estilo ríspido e inteligente, o autor traz algum alívio para os eventos muito reais que narra e as perspectivas dramáticas que prevê. A getAbstract recomenda este conto moderno da tragédia humana onde somente um deus ex machina conseguirá trazer catarse e solução.

Resumo

Unidos Estavam, Divididos Caíram

O Euro

A Ovelha Negra

Números Mágicos

Em Maio de 2010 milhares de gregos tomaram as ruas para protestar contra as medidas de austeridade draconianas adotadas por um governo envolto em dívidas. Mas a causa real da queda grega teve suas raízes na adesão entusiástica do país ao euro e à União Monetária Europeia (UEM) na década anterior. A ideia de unir as nações da Europa política e financeiramente remonta há muitos anos: Napoleão Bonaparte, Victor Hugo e Winston Churchill defendiam uma união monetária continental. Com certeza existia uma justificação econômica para a criação de uma moeda comum: grande parte do comércio da Europa era intrarregional e as imprevisíveis moedas nacionais colocavam em risco os preços dos fabricantes e exportadores. Politicamente, a necessidade de prevenir outra guerra de grandes proporções como as que assolaram a Europa durante o século 20 apresentou um grande impulso para a união. Os anos 1970 e 1980 testemunharam algumas tentativas de coordenação econômica: a chamada Serpente e o Sistema Monetário Europeu (SME) foram mecanismos cambiais que procuraram manter as moedas europeias dentro de...

Sobre o autor

Matthew Lynn é jornalista financeiro e colunista da Bloomberg TV e da Bloomberg News. Ele escreveu a série de suspense militar Death Force.


Comente sobre este resumo