Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Econned

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Econned

Como Interesses Pessoais Obscuros Abalam a Democracia e Corrompem o Capitalismo

Palgrave Macmillan,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Uma confiança equivocada nos “mercados livres” teóricos levou a uma desregulamentação destrutiva do setor de serviços financeiros.

Avaliação Editorial

8

Recomendação

Os economistas neoclássicos afirmam que a economia procura naturalmente o equilíbrio, um ponto ótimo onde o fornecimento de bens e serviços é igual à demanda. Este ponto de vista intelectual incentivou os políticos a desregularem os mercados para torná-los mais competitivos e eficientes. Mas a desregulamentação dos mercados financeiros fracassou ao emancipar bancos e empresas de investimento, diz a escritora de assuntos financeiros Yves Smith. Ela argumenta, convincentemente, que a crise financeira global que começou em 2007 proporcionou ampla justificativa para uma maior regulação dos bancos e outras instituições afins. Este livro foi impresso no final de 2009, antes da aprovação da Lei Dodd-Frank de 2010, uma reforma abrangente da área de serviços financeiros dos EUA, que incorpora algumas alterações propostas pela autora. A getAbstract sugere o livro de Smith para todos aqueles afetados pelo colapso de 2008, por sua descrição incisiva dos sintomas, causas e cura para a crise financeira.

Resumo

A Economia Autocorretiva

Em seu influente livro de 1776, A Riqueza das Nações, Adam Smith popularizou o conceito clássico de equilíbrio econômico do mercado. Smith ficou famoso por comparar o interesse individual com uma “mão invisível” que “cutuca” cada vendedor de bens e serviços para abastecer apenas o suficiente que satisfaça as necessidades e desejos dos compradores. O uso de tal metáfora evocativa era típico naqueles tempos; antes do século 20 a economia era uma ciência social. Hoje, os economistas adotam uma abordagem muito mais matemática.   Desde a década de 1940, as expressões matemáticas das ideias de Smith têm tornado a economia mais precisa, em um sentido estrito, mas também mais abstrata e possivelmente menos aplicável aos problemas reais. A economia neoclássica, descendente da economia clássica, desenvolveu fórmulas que identificam na teoria estados econômicos ótimos, ou pontos matemáticos onde a demanda por um produto é igual a sua oferta.

Economia Financeira e Gestão de Riscos

A Desregulamentação e o Sistema Bancário Paralelo

Síntese e Alavancagem: Empilhando Papéis de Hipotecas

Tempo de Resgate e Reformas...

Sobre a autora

Yves Smith (pseudônimo da escritora Susan Webber) criou o site Naked Capitalism, focado em economia e finanças. Seus artigos têm sido publicados na Slate e The New York Times.


Comente sobre este resumo