Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Economia

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Economia

O manual do usuário

Bloomsbury Press,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Como a crise financeira de 2008 demonstrou dolorosamente, a economia é demasiadamente importante para ser deixada apenas para os economistas profissionais.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Bem-estruturado
  • Panorama Geral

Recomendação

Fiel ao seu subtítulo, o economista Ha-Joon Chang propicia um tutorial acessível sobre economia e apresenta várias abordagens para a análise dos fenômenos econômicos. Seu propósito é oferecer uma visão mais clara e abrangente da influência da economia na sociedade e nos indivíduos do que a proporcionada pela teoria neoclássica prevalecente. Chang quer que você, como usuário da economia, aprenda como ela funciona e como ela lhe afeta. Com esse objetivo, este manual facilita o estudo a vários níveis, ao sugerir a leitura de sequências escolhidas do livro: Passar os olhos pelos títulos dos capítulos e pelas suas páginas introdutórias demorará uns 10 minutos. Se você tiver mais tempo, percorra os resumos que ponteiam o livro entre as diferentes seções. Aviso: Você pode ficar tão deleitado com o estilo direto e envolvente de Chang que acabará lendo o livro todo. A getAbstract recomenda este manual estimulante ao leitor leigo que procura um curso intensivo de economia.

Resumo

Cidadãos participativos podem melhorar a política econômica

A maioria das pessoas vê a economia como muito difícil de entender. Ao longo das últimas décadas, os especialistas têm apresentado a economia como uma ciência exata, semelhante à física, com princípios imutáveis, rigor matemático, terminologia especializada e respostas únicas. Por isso, os leigos tendem a confiar nos economistas como as autoridades neste campo e a evitar participar do debate econômico. Contudo, embora a economia seja complexa, ao contrário da física, ela não é uma ciência no sentido tradicional. A economia não tem leis imutáveis porque ela lida com pessoas e seus comportamentos, que mudam constantemente e nem sempre elas reagem da forma como as várias teorias preveem.

Os indivíduos, organizações, governos e países interagem como participantes na economia; cada um deles tem objetivos egoístas que podem não ser exclusivamente a maximização do lucro. A todos os níveis, os participantes aprendem com a experiência e adaptam suas ações, por vezes de forma independente uns dos outros e por vezes de forma coordenada entre si. Assim sendo, a apresentação de temas de economia pode ajudar os indivíduos...

Sobre o autor

Ha-Joon Chang é professor na Universidade de Cambridge. Ele escreveu vários outros bestsellers, incluindo 23 Coisas que não nos Contaram Sobre o Capitalismo.


Comente sobre este resumo