Saltar la navegación
Guia do Líder para o Mindfulness
Livro

Guia do Líder para o Mindfulness

Como utilizar as habilidades soft para obter resultados vibrantes

FT Publishing, 2018 más...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Panorama Geral
  • Exemplos Práticos
  • Para Iniciantes

Recomendação

A maioria das pessoas sabe apenas um pouco sobre mindfulness (atenção plena), mas os líderes empresariais reconhecem o seu impacto nas carreiras e os seus benefícios para o local de trabalho. Como a psicóloga Audrey Tang relata, um estudo do Mindfulness Initiative descobriu que os praticantes do mindfulness sentiam-se positivos, focados e resilientes. A atenção plena pode ajudar você a estar mais consciente dos seus vieses, objetivos e valores. Ela também pode fortalecer as suas habilidades de liderança. Tang descreve como a atenção plena leva a uma melhor tomada de decisão, ajudando a definir prioridades e a distinguir entre informações importantes e meros ruídos. Ao considerar os aspectos práticos da atenção plena, Tang discute a aplicação do mindfulness para apoiar a colaboração, resiliência, criatividade, “agilidade emocional” e confiança. A sua introdução abrangente ao mindfulness apresenta aos leitores um passo a passo bastante prático. Tang encoraja aqueles que desejam aprofundar as suas habilidades de liderança a adicionarem o mindfulness aos seus métodos.

Resumo

Mindfulness prático 

Se você perguntar a um grupo de pessoas o que elas entendem sobre mindfulness (atenção plena), cerca de metade delas deve mencionar meditação ou respiração ou, talvez, ioga. A outra metade vai dizer que isto é um absurdo. Estas pessoas não vão ter interesse em saber mais sobre o assunto. No entanto, o mundo dos negócios abraçou o conceito do mindfulness. Universidades ministram cursos sobre mindfulness em escolas de negócios. Diversos artigos se referem a práticas de atenção plena nos corredores das gigantes do setor de tecnologia, como Intel, Apple e Google. Estes artigos destacam as vantagens que a atenção plena trouxe para estas empresas.

Originária do budismo, a atenção plena pode ser definida como uma “contemplação da própria experiência, subsumida sob os quatro domínios objetivos do corpo, sentimentos, estados mentais e fenômenos experienciais”. Em 2016, as Universidades Cranfield, Birmingham e Aberystwyth realizaram um estudo para a Mindfulness Initiative. Os participantes relataram que práticas de mindfulness fizeram com que se sentissem positivos, focados e resilientes, inclusive aprimorando as suas percepções sobre o comportamento...

Sobre a autora

A psicóloga Audrey Tang fundou a CLICK Training e tem uma participação ativa no programa britânico Chrissy B. Show, dedicado à saúde mental. Algumas das pesquisas que ela cita estão disponíveis em www.mindful.org.


Comente sobre este resumo