Saltar la navegación
Homo Prospectus
Livro

Homo Prospectus

Oxford UP, 2016 más...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Para Especialistas

Recomendação

Os quatro autores deste trabalho denso, mas fascinante, oferecem perspectivas variadas sobre a mente humana, partindo da filosofia, psicologia e psiquiatria. Juntos, o autor da Optimed Learnism, Martin E.P. Seligman, e os professores Peter Railton, Roy F. Baumeister e Chandra Sripada argumentam que a “prospecção” – como as pessoas olham para o futuro – define o que significa ser humano. Eles defendem com profundidade a sua visão integrando argumentos filosóficos com estudos psicológicos em um contexto biológico ou evolucionário mais amplo, e ilustram seus pontos com referências vastas e relevantes à cultura pop. O resultado é uma reflexão valiosa sobre o que significa ser um indivíduo. A getAbstract recomenda o texto dos autores a qualquer pessoa interessada em reflexão e autoconhecimento.

Resumo

Um nome diferente

O nome Homo sapiens significa “homem sábio”, mas este não é o melhor rótulo para a humanidade em geral. Algumas pessoas podem se tornar sábias com esforço, mas obter sabedoria não é fácil tampouco automático. Para ganhar sabedoria, as pessoas devem praticar a “prospecção”, olhando para frente e antecipando o que virá no futuro, da forma mais positiva e funcional possível. O termo para os seres humanos deveria ser Homo prospectus. Para utilizar os seus recursos de forma eficaz, as pessoas devem planejar os desafios. A antecipação dá às pessoas uma vantagem competitiva e as ajuda a coordenar as suas atividades. A antecipação também é uma vantagem evolutiva. As pessoas olham para a frente, estimando os resultados causados pelas diferentes ações. Qualquer coisa viva deve saber que precisa superar a sua concorrência. “No jogo da vida, a vida deve sair vitoriosa a cada momento de todos os dias, enquanto a morte precisa vencer apenas uma vez”.

A antecipação é fundamental para codificar informações, aprendizado e memória. A memória humana é dinâmica. As pessoas reavaliam continuamente o passado, reformulando-o e dando-lhe novo peso. A antecipação...

Sobre os autores

Martin E.P. Seligman é diretor do Penn Positive Psychology Center e autor de mais de duas dúzias de livros, incluindo Aprenda a Ser Otimista. Peter Railton é um ilustre professor de filosofia na Universidade de Michigan. Roy F. Baumeister é um eminente estudioso e professor de psicologia na Florida State University, e Chandra Sripada é professora associada de filosofia e psiquiatria na Universidade de Michigan.


Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem