Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Hormegedom

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Hormegedom

Quando algo bom em excesso leva ao desastre

Lioncrest Publishing,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Se um pouco é bom, muito deve ser… horrível!


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Polêmico
  • Audaz
  • Cativante

Recomendação

Bill Bonner, escritor bestseller, examina um problema crítico que ele tem observado na história e na sociedade moderna: o “hormesis”, fenômeno que demonstra que algo em excesso pode se tornar prejudicial, mesmo sendo inerentemente bom. Bonner se concentra nas políticas públicas – a sua narrativa entusiasmada abrange várias instâncias nas quais a presença governamental é exagerada – e praticamente derruba todas as crenças de que os seres humanos são capazes de compreender e controlar o mundo. Ele propõe uma espécie de denúncia escrupulosamente escrita para expor as mentiras, os mal-entendidos e as ideologias que ele afirma terem acabado em erros governamentais e crises financeiras. Em alguns momentos menos tranquilos do texto, Bonner se agita, lança farpas e faz afirmações ousadas, algumas das quais são categoricamente críticas. No entanto, ele ancora as suas opiniões em exemplos históricos de políticas públicas que deram errado. Embora sempre politicamente neutra, a getAbstract acredita que os pontos de vista frementes de Bonner vão certamente instigar os leitores interessados em planejamento social, teoria política e economia – ainda que discordem da abordagem do autor.

Resumo

Hormegedom

Se você adicionar um pouco de veneno ao fermento, o fermento cresce melhor. Isto se chama “hormesis”: um pouco de algo é muito bom, mas exagerar neste adicional extra pode ser ruim. Você precisa de comida todos os dias, mas comer demais pode fazer você engordar e desenvolver diabetes ou problemas cardíacos. Exercícios, sexo, seja o que for, quase tudo está “sujeito à lei da utilidade marginal decrescente”.

O “hormegedom” é “o que acontece quando algo em excesso no contexto das políticas públicas pode se tornar prejudicial, mesmo que isto seja inerentemente bom”. Os governos criam “políticas públicas desastrosas” quando aplicam a “lógica da resolução de problemas em pequena escala” a situações “inapropriadamente amplas”. Então, estas situações vão evoluindo gradualmente de boas a desastres completos. Os formuladores de políticas criam situações de hormegedom quando aplicam o seu raciocínio ao “planejamento em grande escala” e o apoiam com a força armada. O envolvimento do governo interrompe o ciclo de feedback – em que o próprio problema lhe diz que algo está errado e precisa ser corrigido – e impede que a sociedade aprenda...

Sobre o autor

Bill Bonner, fundador da Agora Publishing, escreve a newsletter diária sobre finanças Diary of a Rogue Economist. Ele é coautor de vários bestsellers, incluindo Financial Reckoning Day The Rise of the Epic Financial Crisis.


Comente sobre este resumo