A tecnologia social está mudando a face dos negócios, na medida em que altera seu elemento central: os relacionamentos. Charlene Li, coautora do bestseller Fenômenos Sociais nos Negócios – Groundswell, leva você para o novo mundo das conexões empresariais com ferramentas, estudos de casos e experiência prática. Alguns dos seus exemplos podem parecer um pouco óbvios, mas as suas orientações se mantêm sólidas e fundamentadas no mundo real. A getAbstract recomenda a abordagem voltada ao futuro de Li a executivos, gestores de RP e gerentes de empresas de qualquer porte que buscam um maior envolvimento com a tecnologia social.
Admirável mundo aberto
A Internet e a proliferação das mídias sociais fomentam uma esfera pública mais aberta e transparente. A maioria das corporações tradicionais resiste em aumentar sua transparência interna e externa. Eles mantêm crenças ultrapassadas sobre o sigilo e controle da imagem e assuntos internos. A sua empresa necessita de uma presença de mídia social robusta voltada ao cliente para engajar os milhões de clientes em potencial que se conectam diariamente ao Facebook, Twitter e outros aplicativos online. Este novo ambiente exige um novo estilo de liderança mais aberto, baseado em uma maior flexibilidade e disponibilidade para o compartilhamento pessoal – algo que normalmente tira a empresa da sua zona de conforto. Isto pode desorientar os líderes voltados ao “comando e controle” e ameaçar os que investem em hierarquias tradicionais. Planejamento é a palavra-chave: a abertura sem uma estratégia que busque objetivos específicos pode produzir resultados frustrantes – e muito dispendiosos.
O poder está agora nas mãos dos consumidores, que podem criar suas próprias mídias e transmitir opiniões para suas próprias redes. Questões que as empresas...
Comente sobre este resumo