Os líderes mais bem-sucedidos não se posicionam acima das outras pessoas nem se deleitam com o poder e status. O autor bestseller Dan Pontefract acredita que líderes fortes elevam as pessoas, partilham conhecimentos – em vez de acumulá-los – e criam equipes diversificadas e igualitárias. Ele ensina os líderes a agirem com clareza e decisão e a prosperarem face a mudanças e obstáculos para gerar seguidores engajados.
Líderes fortes são relacionais, atenciosos e humildes, capazes de transmitir um profundo senso de significado.
Os líderes devem priorizar a criação de relacionamentos significativos e mutuamente benéficos. As pessoas presumem que líderes transparentes, honestos e atenciosos são relacionais, e isso os inspira a colaborar. Os líderes muitas vezes deixam de ser relacionais porque não admitem seus erros nem pedem ajuda quando precisam. Eles fingem ser infalíveis, o que é uma tolice.
Para aumentar o seu “quociente de relacionabilidade”, aceite que você é humano e vai certamente cometer erros. Quando você estiver errado, peça desculpas e execute as etapas apropriadas para corrigir o deslize. Não tenha medo de pedir ajuda ou feedback. Peça auxílio para concluir tarefas baseadas em projetos, como coleta de dados, ou ajuda com questões maiores, como avaliar opções de desenvolvimento de carreira. Abrace a transparência e a honestidade nos seus relacionamentos e seja empático com seus colegas.
A sua liderança deve influenciar positivamente as pessoas. Se as suas ações são egoístas e beneficiam apenas você e aqueles no seu círculo pessoal, corporativo ou social...
Autor de bestsellers como Open to Think, The Purpose Effect e Flat Army, Dan Pontefract é fundador e CEO do Pontefract Group, uma consultoria em liderança e cultura organizacional.
Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión