Saltar la navegación
Líderes Que Fazem o Futuro
Livro

Líderes Que Fazem o Futuro

Dez novas competências de liderança para um mundo incerto

Berrett-Koehler, 2012
Primeira Edição: 2009 más...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Panorama Geral
  • Visionário
  • Inspirador

Recomendação

Passados três anos desde a sua última previsão de 10 anos, o reconhecido futurista Bob Johansen ainda acredita na sua análise sobre um mundo tempestuoso influenciado por quatro fatores: “volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade”, ou “VUCA”. Johansen sugere que esses fatores se transformem em “visão, entendimento, clareza e agilidade”, ao expandir sua primeira edição com material atualizado sobre os seus prognósticos, tudo bem representado em um gráfico colorido. Ele descreve as oportunidades emergentes e fornece novas pistas recolhidas nos seus mais de 150 workshops para lideranças, sempre com base nas 10 habilidades que considera essenciais para os líderes do futuro. Repleto de exemplos intrigantes das 10 habilidades em ação, o texto busca apresentar um futuro melhor. A getAbstract acredita que os líderes mais astutos e os estudiosos em liderança vão encontrar esperança nas soluções propostas pelo autor para transformar o ambiente VUCA assustador em um lugar pleno de “visão, entendimento, clareza e agilidade”.

Resumo

Aprendendo a escutar o futuro

A sociedade está tornando o mundo barulhento e caótico, caracterizado pela “volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade” (VUCA). Estes elementos do paradigma VUCA sempre existiram ao longo da história, mas nunca de forma tão evidente como no início do século XXI. Líderes que tomam decisões sem levar em conta as realidades VUCA tendem a exibir várias atitudes e reações disfuncionais e perigosas, incluindo medo, desprezo, procrastinação, raiva, frustração e negação.

O futuro anuncia quatro mudanças importantes:

  1. O mundo vai se tornar mais complexo;
  2. Os líderes vão ter de enfrentar tanto o perigo como a oportunidade;
  3. Os líderes precisam de habilidades não tradicionais para moldar o futuro; e
  4. As abordagens tradicionais já não são suficientes para enfrentar os desafios que se levantam.

Para ter sucesso diante dessas mudanças, os futuros líderes devem implementar um VUCA mais positivo, pleno de “visão, entendimento, clareza e agilidade”. Para isso, eles devem desenvolver e utilizar as competências de liderança do futuro para lidar com o impacto negativo...

Sobre o autor

Bob Johansen, autor de vários livros, foi presidente do Institute for the Future de 1996 a 2004, do qual é atualmente associado. Johansen tem criado previsões de 10 anos por mais de três décadas.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    J. S. 7 anos atrás
    sempre esteja pronto para mudança agora e futuro
  • Avatar
    R. G. 9 anos atrás
    Interessante como as qualidades do líder do futuro são características humanas demonstradas desde os primordios.
  • Avatar
    D. V. 1 década atrás
    Achei razoavelmente fraco e com idéias batidas