Saltar la navegación
Noção do Tempo
Livro

Noção do Tempo

A psicologia de como percebemos o tempo

MIT Press, 2016 más...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Baseado na Ciência
  • Aplicável
  • Exemplos Práticos

Recomendação

O pesquisador e psicólogo Marc Wittmann analisa as mais variadas descobertas científicas sobre a experiência subjetiva do tempo. Ele se concentra em questões como: quanto dura o momento presente? Como o cérebro sintetiza uma série de momentos distintos em um fluxo contínuo? Por que o tempo parece se mover mais rápido e mais devagar em diferentes situações? Wittmann aponta para o fato de que as pesquisas sugerem uma conexão íntima entre a autopercepção e o ritmo aparente do tempo. Ele defende o ajuste da percepção como uma forma de se evitar que a vida pareça voar. Artistas, comunicadores e todos aqueles que procuram alinhar as suas mensagens de acordo com os ritmos da percepção humana vão certamente apreciar as sínteses de Wittmann relativas às pesquisas existentes sobre a passagem do tempo.

Ideias Fundamentais

  • A percepção do presente provavelmente dura de dois a três segundos. A memória de curto prazo ajuda a sintetizar esses momentos em um todo contínuo percebido.
  • A construção e manutenção da autopercepção é essencial para a experiência do tempo. 
  • Os indivíduos se orientam principalmente em relação ao futuro ou ao presente. Um viés futuro oferece benefícios materiais, mas saborear o presente torna a vida significativa.

Sobre o autor

Marc Wittmann é pesquisador do Institute for Frontier Areas of Psychology and Mental Health, localizado na Alemanha.


Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión