Uma nova economia está florescendo no solo da crise pandêmica: novas formas de trabalhar, novas infraestruturas, novos modelos de negócios e novas oportunidades. Neste webinar, o fundador do World Competitiveness Center Stéphane Garelli e o cofundador do Nordic Business Forum Hans-Peter Siefen discutem o futuro pós-pandêmico dos negócios e exploram os desenvolvimentos cruciais que vão moldar a economia.
A recuperação da crise da COVID-19 vai levar tempo.
Muitos países já experimentavam desacelerações econômicas antes da crise da COVID-19, mas o produto interno bruto (PIB) de um país tende a cair em média 50% durante o lockdown. Os especialistas estimam que o retorno ao status de fevereiro de 2020 deva levar 18 meses, embora os tempos de recuperação sejam diferentes dependendo do setor. O setor imobiliário, por exemplo, deve se recuperar rapidamente, em parte devido às baixas taxas de juros. É improvável que a economia cresça instantaneamente; em vez disso, espera-se uma curva em “U”, pois a perda de empregos e a dívida pública vão causar efeitos duradouros nas economias. Até agora, os bancos parecem estar enfrentando bem a crise.
A velocidade da recuperação econômica também vai depender da escolha das pessoas entre gastar ou economizar. Embora os consumidores possam inicialmente investir em coisas que deixaram na lista de espera durante a pandemia, a incerteza e as preocupações sobre o futuro devem gerar gastos mais conservadores logo a seguir.
Para se tornarem menos vulneráveis a disrupções, as empresas estão modificando os...
Stéphane Garelli é o fundador do World Competitiveness Center, ex-diretor administrativo do Fórum Econômico Mundial e professor emérito do International Institute for Management Development e da Universidade de Lausanne. Hans-Peter Siefen é cofundador e presidente do Nordic Business Forum e presidente do conselho de diretores do Nordic Business Forum.
Comente sobre este resumo