Muitas pessoas assumem uma atitude do tipo “tanto faz” em relação a tudo, mas não o autor Richard Moran. Ele afirma que essa falta de resposta a todas as situações e decisões – grandes ou pequenas – é um desperdício. Segundo Moran, as pessoas que não se importam com as suas próprias escolhas condenam a si mesmas à inação e roubam o sentido das suas vidas. Moran sugere que você assuma uma atitude diferente. Ele argumenta que cuidar e tentar melhorar o mundo por meio de ações e decisões positivas e intencionais separa as pessoas dos animais. Você se importa? Ou você está desapegado e sem direção? Moran explica como e por que você deve começar a se importar, tomar decisões inteligentes e agir de acordo com elas.
Dizer “tanto faz” comunica desconexão e omissão.
Todos os anos, o Marist College de Nova York realiza uma pesquisa para determinar a palavra mais odiada que os americanos utilizam nas conversas do dia a dia. A cada ano, uma palavra sempre vence: “tanto faz” – um manifesto da falta de reflexão ou consideração e rejeição total do esforço, trabalho em equipe e cooperação.
Dizer “tanto faz” não é apenas uma rejeição casual do problema ou situação que está diante de você; sinaliza que você não se importa – uma atitude que não afeta apenas você, mas todos ao seu redor. “Tanto faz” é uma esquiva insípida e avessa ao risco que impede ou nega o comprometimento e atrasa a tomada de decisão. O fato é que as suas decisões são importantes. As suas escolhas e ações em resposta a essas escolhas tornam a vida significativa. Talvez você não seja CEO ou líder de equipe, mas está no comando da sua vida e carreira, uma oportunidade que não deve desperdiçar.
Pessoas intencionais entendem que mesmo as decisões menores podem ser vitais.
Pessoas que nunca dizem “tanto faz” são intencionais, engajadas, autoconscientes e responsáveis. Elas fazem escolhas, assumem-nas e seguem ...
Richard A. Moran, PhD, apresenta o programa de rádio In the Workplace, transmitido pela CBS. Ele é escritor, líder empresarial e capitalista de risco.
Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión