Pense além dos estereótipos incorretos sobre a China e dê uma lida na análise fria da realidade apresentada por Shaun Rein. Este especialista respeitado em assuntos chineses leva você aos bastidores para conferir o que está acontecendo hoje em dia naquele país. A sua principal mensagem é um alerta para os ocidentais: com o aumento disparado dos salários nas fábricas chinesas, os produtos vendidos em todo o mundo vão se tornar mais caros e a China deve se tornar o mercado varejista mais dinâmico do mundo. Apesar da visão do autor talvez favorável demais a respeito do governo chinês, a getAbstract recomenda o relatório de Rein para fabricantes, varejistas e consumidores.
A China Já Não é Mais a Nação Você Achava Que Fosse
Quem está de fora assume erroneamente que a China tem milhões de pessoas pobres dispostas a trabalhar por meros tostões. A China tem mais de 1,3 bilhões de habitantes, mas os tostões não fazem mais efeito. A China era conhecida no passado por sua mão de obra barata, o que já não acontece mais. O forte investimento estrangeiro dos últimos anos produziu milhões de empregos relativamente bem remunerados para homens e mulheres chineses. Este aumento marca um momento maravilhoso para os jovens da China. Eles viram a economia do seu país subir e estão entusiasmados com o futuro. Isto marca uma grande mudança. No final dos anos 1990, os trabalhadores chineses aceitavam qualquer trabalho para alimentar as suas famílias. Encontrar um emprego era muito difícil, mas hoje há inúmeros empregos disponíveis na China e muitos que pagam bons salários.
O Impacto da Disparada dos Salários
Com o aumento dos salários nas fábricas chinesas, as empresas que mudaram as suas instalações de produção dos EUA e outros países para a China podem se ver forçadas a procurar novamente países com salários mais baixos, como a Indonésia ou Vietnã...
Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión