O especialista em comunicação social Emilo Galli Zugaro e a especialista em liderança comportamental Clementina Galli Zugaro ajudam os líderes a aprenderem um estilo de gestão construído sobre habilidades sólidas de comunicação. Os líderes podem responder de forma mais eficaz, mesmo em meio à crise, aplicando esta abordagem nas suas organizações e ao se comunicarem com os seus stakeholders. Este manual ensina como aumentar a sua capacidade de atender às necessidades da empresa, apoiar os colaboradores e aprender a escutar e se comunicar bem.
Crise de confiança
Desde os anos 1990, as pessoas estão mais cautelosas em relação a muitas instituições, especialmente no setor corporativo. Alguns denominam essa tendência de crise de confiança. As mídias sociais concedem aos consumidores individuais um enorme poder. Uma pessoa online pode dizimar uma reputação que uma organização tenha levado anos para construir. Quando as pessoas perdem a fé em uma empresa, eles deixam de ser clientes e convencem os seus amigos a fazerem o mesmo. As organizações devem se conectar com os clientes através do trabalho dos seus funcionários. Os consumidores confiam nos funcionários com quem interagem, mais do que em executivos ou materiais promocionais.
Estar atento aos stakeholders é central para a liderança comunicativa, a qual requer “líderes que sabem escutar”. Esses líderes praticam a empatia e escutam ativamente as pessoas dentro e fora das suas organizações. Os líderes e as empresas devem conquistar ou recuperar a confiança dos stakeholders. Para sustentar esses esforços, os líderes precisam de “competência, integridade e motivação” consistentes. Como líder, você pode conquistar a confiança...
Emilio Galli Zugaro é presidente da Methodos SpA de Milão e ensina comunicação em diversas universidades europeias. Clementina Galli Zugaro, sua filha, é especializada em psicologia e psicologia organizacional.
Comente sobre este resumo ou Comenzar discusión