Saltar la navegación
O Poder do Hábito
Review de

O Poder do Hábito

Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios


Mais Forte, Mais Rápido e Com Mais Excelência

por Fabio Montez

Aprenda com pessoas e organizações bem-sucedidas a superar desejos incontroláveis e maus hábitos para ir ainda mais longe

Tudo na vida é uma questão de hábito.

Jornalista do The New York Times e ganhador do Prêmio Pulitzer, Charles Duhigg descreve em seu primeiro livro, O Poder do Hábito, como as rotinas são formadas e modificadas. Para ele, um hábito é uma atividade que uma pessoa decide deliberadamente realizar uma vez e depois a faz de forma contínua – normalmente com frequência – sem a necessidade de concentração. Ele oferece o exemplo dos procedimentos complicados pelos quais você passa automaticamente para dirigir o seu carro. Os hábitos se desenvolvem porque o cérebro humano busca naturalmente formas de economizar energia.

Os pacientes que perdem a memória devido a uma doença ou lesão ainda mantêm a capacidade de seguir os seus hábitos. Duhigg cita um paciente chamado Eugene que sofreu uma encefalite viral. Ele não conseguia mais desenhar a planta da sua casa, mas era capaz de encontrar a cozinha quando queria um lanche. Eugene demonstrou que “alguém que não consegue se lembrar da sua idade ou quase qualquer outra coisa pode desenvolver hábitos que pareçam incompreensivelmente complexos – até você perceber que todo mundo depende de processos neurológicos semelhantes todos os dias”.


Comente sobre esta resenha