Saltar la navegación
Rippling – Ondas de Mudança
Livro

Rippling – Ondas de Mudança

Como os Empreendedores Sociais Irradiam a Inovação Mundo Afora

Jossey-Bass, 2012 más...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Visionário
  • Exemplos Práticos
  • Inspirador

Recomendação

Das favelas de Lima à zona rural do Quênia, passando pelas ruas de Nova Deli, pessoas comuns estão realizando feitos extraordinários e mudando para sempre a vida de outras. Estes empreendedores sociais e “agentes de mudança” que arregimentam e inspiram são o tema desta coleção de estudos de caso de Beverly Schwartz, ex-vice presidente da Ashoka, uma organização pioneira no empreendedorismo social, formada por uma rede de apoio com mais de 3.000 associados em todo o mundo. Schwartz, cientista do comportamento, conta a história de 18 associados e descreve as suas abordagens de empreendedorismo social. A getAbstract considera os perfis escolhidos pela autora verdadeiras fontes de inspiração, pessoas que abordaram in loco os problemas mais comuns e aparentemente insuperáveis que afetam os cidadãos mais vulneráveis, desfavorecidos e marginalizados.

Resumo

As Ondas de Mudança Social

As formas mais tradicionais de se viver, interagir e fazer negócios estão se tornando cada vez mais obsoletas diante dos rápidos avanços econômicos e tecnológicos que transformam as estruturas sociais. Estes desenvolvimentos muitas vezes produzem subprodutos indesejáveis que aumentam o estresse social ou ambiental.

Os empreendedores sociais ao redor do mundo encaram os problemas mais difíceis do planeta e promovem inovações reais que alterem o sistema. Eles procuram identificar um problema relacionado com a pobreza, a desigualdade e a falta de oportunidade, abordando questões tão arraigadas que até parecem insuperáveis. Eles oferecem soluções únicas e buscam um plano de ação para alcançá-las. Como os empreendedores sociais se recusam a aceitar o status quo, estes ativistas bem-sucedidos abordam grandes problemas a partir de uma nova perspectiva. Eles inspiram os agentes de mudança locais também afetados para que contribuam, criando uma onda de mudanças sociais significativas.

Quatro características definem os empreendedores sociais:

  1. Propósito – Uma intencionalidade clara serve de bússola orientadora...

Sobre o autor

Beverly Schwartz, cientista comportamental, é ex-vice-presidente da Ashoka, uma associação de empreendedores sociais.


Comente sobre este resumo