Saltar la navegación
Segurança Nacional de Israel
Livro

Segurança Nacional de Israel

Uma nova estratégia para uma era de mudanças

Oxford UP, 2018 más...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

Os israelenses são bombardeados pela cobertura de notícias relativas a ataques terroristas e cercados por vizinhos hostis, então não é de surpreender que muitos ali se sintam sob constante ameaça. Nesta intrigante visão geral, Charles Freilich exorta os israelenses a respirarem fundo e aceitarem uma nova realidade – a de que eles e sua nação estão mais seguros agora do que nunca. Enquanto Freilich apresenta uma visão abrangente da história militar de Israel, a sua principal mensagem é que Israel precisa encontrar uma paz duradoura com os palestinos. Grande parte do mundo anda perplexo com a política intransigente de Israel sobre os assentamentos na Cisjordânia, argumenta o autor, e os palestinos superaram Israel na arena da opinião pública. Assim, a melhor maneira de Israel continuar a prosperar é adotando uma postura mais conciliatória em relação aos palestinos e buscando o objetivo final de uma solução de dois Estados. Apesar da tendência de Freilich em repetir pontos com mais frequência do que o necessário, o ex-assessor de segurança de Israel oferece uma receita incisiva para os desafios atuais de Israel. Embora sempre politicamente neutra, a getAbstract recomenda esta análise aos leitores interessados no passado, presente e futuro de Israel.

Resumo

A estabilidade é o tema dominante

Desde o seu início instável e incerto, o Estado de Israel tem enfrentado muitas ameaças séria à sua sobrevivência. Israel ocupa territórios em uma região nitidamente inóspita. Os Estados árabes vizinhos prometeram em inúmeras ocasiões destruir a nação. Para piorar, o território de Israel é comparativamente pequeno em termos geográficos e desprotegido por fronteiras naturais. Mesmo assim, ao longo das décadas, o país conseguiu acumular uma vitória sobre a outra. Os israelenses não apenas formaram um Estado judeu sólido, mas também têm sobrevivido ao desejo dos seus inimigos de destruir a nação. De fato, hoje, Israel encontra-se na melhor posição estratégica da sua história. A prosperidade e a estabilidade do país estão mais robustas do que nunca, enquanto seus adversários estão mais enfraquecidos.

Apesar dos vizinhos hostis e de sua localização precária em uma região caótica, Israel executou uma estratégia de segurança nacional que atingiu os objetivos do Estado de maneira dramática. Embora o Hamas, o Hezbollah e o Irã se posicionem como grandes  inimigos, por enquanto a ameaça que representam não compromete a existência de Israel...

Sobre o autor

Charles D. Freilich é ex-assessor de segurança nacional do Estado de Israel e atua como membro sênior do Centro Belfer de Harvard, onde é especialista em estratégia de segurança nacional israelense, política dos EUA no Oriente Médio e assuntos do Oriente Médio.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem