Ignorer la navigation
A Alma do Dinheiro
Livro

A Alma do Dinheiro

Transformando o seu relacionamento com o dinheiro e com a vida

W.W. Norton, 2017 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Audaz
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

Ao afirmar que o dinheiro deve se conectar à alma do indivíduo, a ativista Lynne Twist busca a verdade da sua relação com a “escassez” e “suficiência” em uma série de encontros com pessoas nos extremos da pobreza, riqueza, fama e anonimato. Ela encontra inspiração e resistência nos cenários que compartilha dos seus 50 anos como ativista global e iniciativas de arrecadação de fundos para o Hunger Project. Twist fundamenta as suas descobertas nas teorias sociais e observações pessoais. Os profissionais envolvidos na arrecadação de fundos, gestores de empresas sem fins lucrativos ou empreendedores sociais vão desfrutar das experiências variadas da autora e no final se sentir orgulhosos, mais esclarecidos e apaixonados para enfrentar os males sociais que podem ser minimizados pelo dinheiro. A getAbstract recomenda os insights de Twist para ativistas, estudantes e professores, funcionários de ONGs, filantropos e formuladores de políticas que apreciarão suas ideias sobre como fazer com que o seu dinheiro conquiste maior significado.

Resumo

O dinheiro não muda as pessoas; as pessoas sim

O povo Achuar, originário da floresta amazônica, representa uma imagem do “antes e depois” de um mundo sem dinheiro. Tendo apenas recentemente se engajado em uma economia que vai além da sua casa na selva, eles agora parecem valorizar o dinheiro em grande parte como um instrumento que pode ser utilizado para a conservação da floresta tropical.

Embora o dinheiro tenha surgido originalmente para servir como uma ferramenta a ser usada pelos Achuar, hoje em dia o dinheiro parece controlar as pessoas. O dinheiro domina as suas escolhas pessoais e as incita a oprimir, prejudicar e até mesmo matar umas às outras. O dinheiro se tornou não apenas um instrumento de quantificação, mas também um qualificador, um fim em si mesmo, que por vezes exclui os valores morais, éticos e espirituais.

Lynne Twist, seu marido Bill e seus filhos estavam vivendo uma vida cada vez mais materialista quando ouviram falar do Hunger Project. A mensagem desta iniciativa mundial de combate à fome tocou o coração de Twist, revertendo abruptamente as suas decisões sobre o seu estilo de vida e prioridades. A sua família logo mudou de atitude, procurando...

Sobre a autora

Lynne Twist é ativista, consultora, fundadora do Soul of Money Institute e cofundadora da Aliança Pachamama para os povos indígenas da floresta amazônica. Nas décadas em que atuou no Hunger Project, Twist arrecadou mais de US$ 150 milhões e treinou milhares de profissionais na captação de recursos em todo o mundo.


Comente sobre este resumo