Ignorer la navigation
A Cultura Toyota Kata
Livro

A Cultura Toyota Kata

Aprimorando a capacidade organizacional e a mentalidade através do Kata Coaching

McGraw-Hill, 2017 plus...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável
  • Exemplos Práticos

Recomendação

Este guia curto e detalhado para se implementar uma cultura Toyota Kata na sua organização inclui descrições e exemplos de “Kata coaching” necessários para você trabalhar com os processos do Kata. “Kata” é um termo japonês para uma rotina ou padrão que melhora a sua prática. Utilizando uma empresa de manufatura fictícia como estudo de caso, os autores Mike Rother e Gerd Aulinger deixam pouco espaço para mal-entendidos. O seu manual fornece uma excelente introdução e um guia para orientar a transformação voltada ao aprendizado contínuo e melhoria organizacional. Como os autores advertem, você vai encontrar desafios e complexidades ao implementar o Kata. Mas depois de superar esses obstáculos, afirmam Rother e Aulinger, as recompensas – incluindo uma resolução de problemas aprimorada, mais estruturada e com melhores resultados – vão fazer toda esta dedicação valer a pena. A getAbstract recomenda este manual dinâmico e de fácil leitura a líderes e gerentes de projeto que buscam um processo lógico, repetitivo e escalável para alcançarem os seus objetivos.

Resumo

Cultura Kata

A estratégia Kata da Toyota enfatiza a aplicação do pensamento estruturado para que a liderança tenha uma abordagem consistente em relação à resolução de problemas e melhoria organizacional contínua. A metodologia em cascata simples do Kata que flui para cima e para baixo na hierarquia cria uma cultura de treinamento e aprendizado constantes. Isso fortalece todos os estágios das operações e permite ganhos substanciais de produtividade.

“Kata”, um termo japonês para uma rotina ou padrão de aprimoramento para qualquer prática, alinha uma empresa em torno de objetivos comuns. Kata também significa “uma maneira de manter duas coisas alinhadas”. Do topo, os líderes desenvolvem objetivos estratégicos que são comunicados por toda a organização, permitindo que os gerentes (“coaches”) e funcionários (“aprendizes”) em todos os níveis desenvolvam os seus próprios objetivos em apoio aos objetivos organizacionais globais. Os líderes seniores descrevem a sua estratégia em termos de um desafio de 12 a 36 meses em torno do qual os funcionários-aprendizes e gerentes-coaches estabelecem os próximos alvos em cascata. Os “desafios conectados” resultantes...

Sobre os autores

Mike Rother trabalha com pessoas e organizações desenvolvendo habilidades de pensamento científico. Ele também escreveu Toyota Kata, Criando Fluxo Contínuo e, com John Shook, Aprendendo a Enxergar. Gerd Aulinger orienta organizações a consolidarem o valor das pessoas e dos clientes.