Ignorer la navigation
A Economia do Clima
Livro

A Economia do Clima

A situação atual

Routledge, 2013 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Os economistas ambientais Frank Ackerman e Elizabeth A. Stanton compilaram as descobertas mais recentes sobre a mudança climática em um pequeno livro de grande impacto. Ele está repleto de revelações impressionantes e fatos que as sustentam. Ao melhorar os métodos de pesquisa, os cientistas estão aprendendo mais sobre os danos já causados à Terra e suas espécies, e os economistas estão começando a lidar com a maneira de valorá-las. Os estudos recentes mostram que muitos ecossistemas no planeta provavelmente já passaram o limiar crítico de sobrevivência. O que está chegando com o fim do século é mais que uma “verdade inconveniente”; os autores afirmam que significará provavelmente o fim do mundo tal como o conhecemos. Esta é uma destilação técnica especializada de estudos anteriores e recentes, e, embora não seja um virar de página, ela consiste em uma previsão crua do possível futuro da Terra. A getAbstract recomenda este pequeno volume a quem procura informações sobre mudanças climáticas.

Resumo

Uma verdade complexa

A economia do clima é a conjugação das previsões científicas sobre a mudança climática com a valoração dos impactos econômicos e humanos. As pesquisas anteriores proporcionaram muitos dados, mas as pesquisas atuais dão-lhes sentido prático. Quando os especialistas climáticos avaliam os efeitos econômicos das mudanças climáticas, eles começam por analisar as emissões atuais dos gases do efeito estufa. Depois, eles preveem os níveis futuros e como esses níveis afetarão as temperaturas, níveis do mar e vida humana. O uso de modelos econômicos ajuda a calcular o custo do impacto e dos esforços requeridos para mitigar os danos climáticos ao ambiente.

A análise climática é um processo complexo cheio de incertezas. Os métodos nem são tradicionais nem uniformes, e a ambiguidade sobre os efeitos não lineares das mudanças climáticas aumenta a complexidade. Os cenários usuais mais otimistas – que não consideram os esforços para reduzir as emissões de gases do efeito estufa – preveem aumentos mínimos dos níveis atuais. Os cenários mais pessimistas, porém, preveem um aumento drástico das emissões de gases do efeito estufa e a extinção generalizada de vários...

Sobre os autores

Frank Ackerman e Elizabeth A. Stanton são economistas seniores na Synapse Energy Economics, uma empresa de consultoria especializada em pesquisas sobre energia, meio ambiente e economia.