Ignorer la navigation
A Era do Jihad
Livro

A Era do Jihad

O Estado Islâmico e a grande guerra pelo Oriente Médio

Verso Books, 2016 plus...


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Abrangente
  • Aplicável
  • Panorama Geral

Recomendação

O jornalista irlandês Patrick Cockburn revela as dificuldades em solucionar os conflitos no Oriente Médio, da Síria à Nigéria, da Tunísia ao Afeganistão. Ele recheia os seus artigos, escritos entre 2001 e 2016, com episódios de oito guerras no Oriente Médio, e explica como o sectarismo dificulta qualquer processo de paz e como a situação de um país afeta os países vizinhos. Ele se pergunta se estes conflitos poderiam ser parados, se o desejo de vingança poderia ser estancado e se as feridas poderiam ser saradas. E conclui que muito provavelmente isso não é possível porque “os demônios desta era de caos e guerra se tornaram uma força imparável”. Apesar de sempre politicamente neutra, a getAbstract recomenda esta visão fundamentada e abrangente.

Ideias Fundamentais

  • Nos anos seguintes ao 11 de setembro de 2001, a Al-Qaeda e os seus afiliados sunitas expandiram a sua presença em vários países, do Paquistão à Nigéria.
  • A decisão americana de invadir o Iraque em 2003 foi uma escolha insensata.
  • A queda de Saddam Hussein minou as já ténues alianças entre os curdos, sunitas e xiitas, criando as condições para a guerra civil.

Sobre o autor

Patrick Cockburn é correspondente estrangeiro do jornal virtual The Independent e autor de três livros sobre o Iraque.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados