Ignorer la navigation
A Inovação de Processos Focada no Cliente
Livro

A Inovação de Processos Focada no Cliente

Vinculando a estratégia à execução

McGraw-Hill, 2015 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Por que tantas empresas estabelecidas não se adaptam à evolução dos mercados? O consultor David Hamme lança a culpa sobre a estrutura corporativa convencional. Em uma organização hierárquica, ele argumenta, os funcionários se esforçam para satisfazer a gestão ao invés dos clientes. Esta estrutura particiona os processos entre os departamentos, deixando o fluxo de trabalho vulnerável à falta de comunicação, prioridades conflitantes e guerras territoriais. Hamme pede que se ponha abaixo toda a estrutura, organize-a em torno de processos e não de cargos e permita que os clientes definam a direção da empresa, não os executivos. Ao invés de utilizar uma abordagem de linha de montagem de operações, faça com que cada gestor se aproprie de um processo, guiando-o desde a concepção até a entrega. Hamme oferece muitas ideias fascinantes, mas assim como outros autores de teoria da gestão, ele acaba obscurecendo os seus pontos mais incisivos com uma linguagem complicada. Os leitores também podem sentir falta de exemplos mais concretos de como um gestor deve guiar um processo por todos os departamentos. No entanto, dado o grande mérito dos seus conceitos, a getAbstract recomenda este guia útil de Hamme a líderes de empresas, investidores e empresários que procuram impulsionar a agilidade e a capacidade de resposta das suas organizações.

Resumo

Inovação contínua

É muito difícil se manter competitivo. Basta perguntar a empresas como Circuit City, Lehman Brothers, Borders ou Continental Airlines. Essas empresas outrora veneradas falharam porque não conseguiram se adaptar às mudanças do mercado, às inovações tecnológicas ou às novas preferências dos clientes.

Para manter-se no topo, as organizações devem inovar constantemente. No entanto, uma vez que a maior parte das empresas deixa para trás a sua fase empreendedora, elas se enrijecem devido às burocracias hierárquicas que sufocam a inovação e a competitividade. Os executivos de topo acabam perdendo o contato com os clientes e com as operações do dia a dia. Os departamentos se segmentam em silos que podem criar motivações e objetivos conflitantes. Como resultado, boa parte das iniciativas de melhoria tem pouco impacto. A solução mais eficaz é a de descartar completamente a cadeia de comando do estilo militar e adotar uma “abordagem orientada aos processos”. Nesta estrutura, organize o pessoal de acordo com a relação de cada um com o processo, não por suas posições ou departamentos. Ao invés de utilizar uma abordagem de linha de montagem, onde cada unidade está...

Sobre o autor

David Hamme, ex-consultor de gestão da Ernst & Young e The North Highland Company, fundou a Ephesus Consulting na Carolina do Norte, EUA.