Ignorer la navigation
A Nova Revolução Industrial
Livro

A Nova Revolução Industrial

Os Consumidores, a Globalização e o Fim da Produção em Massa

Yale UP, 2012 plus...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Analítico
  • Panorama Geral

Recomendação

O jornalista do Financial Times Peter Marsh elaborou um mapa que retrata a evolução da indústria de manufatura ao longo do tempo, a posição atual do setor e como uma nova revolução industrial deve transformá-la nas próximas décadas. Marsh apresenta exemplos reais de todos os cantos do mundo para ilustrar as suas numerosas observações. O autor concebeu um livro rico e bem-estruturado, embora o peso dos dados expostos seja, por vezes, esmagador. A getAbstract recomenda esta obra a todos os interessados no futuro do comércio.

Resumo

A Máquina do Crescimento

O crescimento da indústria de manufatura tem fortalecido a economia global nos últimos 200 anos. O setor passou por quatro revoluções industriais, ou períodos de mudança acelerada e está atualmente iniciando a sua quinta:

  1. A Revolução Industrial começou por volta de 1780, conforme as indústrias, em especial nos países desenvolvidos, padronizavam os seus processos de manufatura.
  2. A revolução dos transportes, que começou em meados de 1800 com o surgimento de ferrovias, canais e navios de aço, impulsionou a produção, mineração, agricultura e serviços.
  3. A revolução científica teve início por volta de 1869 com o advento da eletricidade. As indústrias aproveitaram os avanços tecnológicos para produzir alumínio, reduzir os preços do aço e desenvolver uma série de processos químicos.
  4. A revolução digital ocorreu em 1950, permitindo que as empresas fossem geridas de forma mais eficaz. Os computadores cortaram os custos do processamento de dados.
  5. Uma nova revolução está se desenvolvendo, resultado de uma interação entre as mudanças tecnológicas, o surgimento de novas nações...

Sobre o autor

Veterano do Financial Times, o jornalista Peter Marsh escreve sobre a indústria de manufatura.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    H. A. 7 anos atrás
    Livro não acrescenta nada ao que já foi debatido e publicado até agora.
  • Avatar
    A. 7 anos atrás
    As pre­o­cu­pa­ções mais pre­men­tes das so­ci­e­da­des hu­ma­nas, a ne­ces­si­dade por se­gu­rança, con­forto, ener­gia e in­for­ma­ção, vão di­re­ci­o­nar os se­to­res de ati­vi­dade do fu­turo, au­xi­li­a­dos pelos avan­ços em na­no­tec­no­lo­gia, a bi­o­lo­gia sin­té­tica (in­cluindo a en­ge­nha­ria ge­né­tica), ci­ên­cias de ma­te­ri­ais e fi­bras de car­bono. Os fa­bri­can­tes estão uti­li­zando vá­rias tec­no­lo­gias para res­pon­der aos de­sa­fios. Por exem­plo, na área da saúde, pes­qui­sa­do­res estão in­ves­ti­gando os ge­ne­chips, uti­li­zando a tec­no­lo­gia da pro­du­ção ele­trô­nica para co­le­tar dados ge­né­ti­cos. No fu­turo, em­pre­sas vão poder adap­tar me­di­ca­men­tos con­forme o có­digo ge­né­tico dos pa­ci­en­tes.