Ignorer la navigation
A Revolução Digital
Livro

A Revolução Digital

Os 12 segredos para prosperar na era da tecnologia: O que é o pensamento Jerk e como ele está moldando o futuro


Compre o livro ou o audiobook

Leia ou escute offline

Amazon Kindle

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Inspirador

Recomendação

O consultor em estratégia Christopher Surdak argumenta que as empresas disruptivas já descobriram que a informação está substituindo o capital como a base da riqueza. Surdak chama esta mudança de “jerk”, uma das traduções deste termo inglês é “arremesso” e está relacionado à Física por representar uma mudança nas condições extremamente rápida, violenta, descontrolada e difícil de ser contida. Ele aborda algumas empresas disruptivas de sucesso, como o Uber e Airbnb, e estabelece 12 práticas para promover o arremesso da sua empresa, como aplicar capital de terceiros, transformar clientes em parceiros, coletar informações e criar o seu próprio dinheiro virtual. Surdak, premiado pela getAbstract como o Melhor Livro Internacional de 2014 devido ao seu título Data Crush, é um escritor envolvente com um talento especial em apresentar cenários históricos relevantes, além de possuir uma narrativa extremamente divertida. A getAbstract recomenda os insights do autor a CEOs, investidores, estrategistas de setores já consolidados e, em especial, empresários cujas empresas estão na fase de arranque.

Resumo

O segredo de um “arremesso”

Uma nova safra de empresas está aproveitando as tendências tecnológicas para interromper as formas já consagradas de se fazer negócios. Estas empresas são as empresas jerk, em fase de “arremesso”, conceito da Física que descreve uma mudança repentina na condição de um objeto. Você experimenta um arremesso quando pisa nos freios do seu carro ou sente o solavanco da parada do seu elevador. Muitas empresas maduras sofreram um choque semelhante nas mãos de empresas jerk, em fase de arremesso, que souberam tirar proveito da tecnologia da informação. Empresas de ponta como o Uber e Airbnb são capazes de reconhecer o valor comercial de se analisar montanhas de dados gerados por bilhões de pessoas diariamente. Esse uso dos dados mudou o aspecto da economia: Hoje é a informação, e não o capital, o fundamento da riqueza.

Arremesso em ação

Uma empresa de transporte que não possui um carro sequer, o Uber exemplifica a nova geração de empresas jerk, que são startups em fase de arremesso. O Uber não se concentra no capital, como possuir material circulante. Concentra-se, ao invés disso, na informação que recolhe...

Sobre o autor

Christopher Surdak é presidente e CEO da consultoria em estratégia tecnológica Surdak & Company. O seu livro anterior, Data Crush, foi premiado pela getAbstract como o Melhor Livro Internacional de 2014. Ele também foi premiado com o Information Governance Initiative’s Evangelist of the Year Award, de 2015.


Comente sobre este resumo