Ignorer la navigation
A Transformação da Hewlett Packard
Livro

A Transformação da Hewlett Packard

Por que a liderança estratégica é importante

Oxford UP, 2016 plus...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável
  • Conhecimento Contextualizado

Recomendação

Uma empresa que vive por muitos anos deve permanecer em um estado de “transformação”, é o que dizem os autores Robert A. Burgelman, Webb McKinney e Philip E. Meza. Uma empresa que mantém a sua flexibilidade pode se adaptar constantemente às mudanças na tecnologia ou no mercado. Como os fundadores e líderes subsequentes da Hewlett-Packard (HP) tornaram a capacidade de transformação parte intrínseca da cultura corporativa, a empresa prosperou em vários campos, incluindo instrumentação, computadores, impressoras e serviços de TI. Os autores analisam como os sucessivos CEOs reforçaram ou minaram a capacidade da HP de evoluir. A getAbstract recomenda esta história esclarecedora e envolvente sobre as estratégias dos executivos da HP a empresários e executivos.

Resumo

Transformação corporativa

Uma grande empresa mantém um “estado de transformação” contínuo – ou seja, evoluindo e se adaptando, tanto internamente como em resposta às mudanças do mercado e tecnologias externas. Ela se esforça para encontrar e fornecer novas fontes de valor para clientes e acionistas. A maioria das gestões não consegue alcançar sequer uma destas dimensões. A gigante da tecnologia Hewlett-Packard (HP) prosperou sob seis gestões e está na sua sétima (se você contar a gestão dos fundadores Bill Hewlett e Dave Packard como uma apenas).

O papel do CEO

A manutenção de um estado de transformação corporativo requer uma liderança estratégica eficaz. Todos os principais executivos de uma empresa desempenham papéis importantes, mas o CEO é o principal responsável por três tarefas estratégicas essenciais: 1. Identificar o mercado em que a empresa vai competir e definir a estratégia necessária; 2. Certificar-se de que este posicionamento esteja alinhado à “competência distintiva” da empresa, e 3. Certificar-se de que a sua execução esteja alinhada à sua estratégia. O CEO deve cultivar quatro componentes essenciais da “capacidade de liderança estratégica” ...

Sobre os autores

Robert A. Burgelman, ex-diretor do Executive Program da Universidade de Stanford, é professor de Gestão da Stanford Business School. O consultor Webb McKinney ocupou cargos de engenharia e gestão na HP. O consultor e pesquisador Philip E. Meza concentra a sua atuação no desenvolvimento de negócios e estratégia de tecnologia.


Comente sobre este resumo