Ignorer la navigation
Como Convencer Alguém Que Está Errado?
Podcast

Como Convencer Alguém Que Está Errado?

No Stupid Questions Podcast


Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Panorama Geral
  • Conhecimento Contextualizado
  • Cativante

Recomendação

Pode ser difícil admitir quando você está errado, especialmente em uma cultura que valoriza tanto estar certo. Mas e se as regras do jogo mudassem para recompensar a pessoa mais humilde intelectualmente e de mente aberta? De repente, admitir os seus erros pode parecer atraente. Neste episódio do podcast No Stupid Questions, os apresentadores – a psicóloga Angela Duckworth e o jornalista Steven Dubner – navegam entre a ilusão da certeza humana e a dor da rejeição e trazem dicas inteligentes que você pode certamente adotar.

Resumo

Para ajudar alguém a perceber que está errado, comece reconhecendo até que ponto a pessoa pode estar certa.

Blaise Pascal, um filósofo do século XVII, escreveu certa vez: “Quando queremos mostrar ao outro que ele está errado, devemos observar que lado do problema ele considera, pois provavelmente ele tem razão naquele ponto de vista. Reconhecendo então que ele está certo, mas descortinando-lhe ao mesmo tempo o outro lado da questão, podemos agradá-lo e convencê-lo, pois ele perceberá que não estava errado, mas apenas deixara de enxergar todos os lados da questão”. Em outras palavras, para mudar a mente de alguém, primeiro escute o seu raciocínio e reconheça qualquer verdade que você possa encontrar ali antes de trazer um ponto de vista diferente.

Da mesma forma, o guru da autoajuda Dale Carnegie sugere ajudar os seus oponentes a se sentirem ouvidos antes de tentar que mudem de ideia, e o psicólogo Robert Cialdini incentiva o cultivo da empatia e da reciprocidade. Muitos consideram essas técnicas manipuladoras. No entanto, tentar persuadir alguém que se apega a um ponto de vista oposto pode desencadear ...

Sobre o Podcast

No Stupid Questions é um podcast com conversas entre o jornalista Stephen Dubner, coautor de Freakonomics, e a psicóloga Angela Duckworth, autora de Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança.