Ignorer la navigation
Decisões Sobre Decisões
Livro

Decisões Sobre Decisões

Discernimento prático para o dia a dia

Cambridge UP, 2023 plus...


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Baseado na Ciência
  • Panorama Geral

Recomendação

Cass R. Sunstein é um escritor confiável, inteligente e prolífico que costuma escrever em profundidade sobre como as pessoas pensam. Nesse livro, Sunstein fornece um conjunto de estratégias úteis de tomada de decisão, que pode ajudar você a evitar a paralisia das escolhas, tomar decisões inteligentes ou, em alguns casos, contornar completamente a necessidade de uma decisão.

Resumo

A tomada de decisão pode evocar emoções fortes que acabam influenciando o julgamento.

Os seres humanos desenvolveram uma série de estratégias para mitigar o estresse emocional de tomar uma decisão e resolver vários tipos de dilemas. Por exemplo, uma estratégia sugere evitar totalmente a tomada de decisão pessoal, deixando a escolha ao acaso, como utilizar um sorteio para escolher os jurados em um julgamento.

As pessoas também evitam tomar decisões estabelecendo regras que predeterminam as suas opções. Por exemplo, você pode estabelecer uma regra de que sempre seguirá os conselhos do seu médico sobre questões de saúde, em vez de questioná-los. Outra estratégia envolve dividir um problema em etapas e criar uma sequência de decisões menores.

A tomada de decisão não precisa ser complicada.

Os especialistas em economia, política e psicologia encaram a tomada de decisão como um processo simples: eles aconselham frequentemente a análise dos prós e contras de várias propostas e a aplicação desses dados para escolher uma opção. No uso diário, as pessoas também recorrem a uma série de estratégias...

Sobre o autor

Cass R. Sunstein é o fundador e diretor do Programa de Economia Comportamental e Políticas Públicas da Faculdade de Direito de Harvard e ex-chefe do Escritório de Informação e Assuntos Regulatórios da Casa Branca. Ele é autor e coautor de inúmeros livros, incluindo Nudge: Como Tomar Melhores Decisões e Ruído: Uma Falha no Julgamento Humano.