Ignorer la navigation
Desta Vez É Diferente
Livro

Desta Vez É Diferente

Oito Séculos de Delírios Financeiros

Princeton UP, 2009 plus...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo

Recomendação

Às vezes, os especialistas fazem as pessoas de bobas e as convencem a dar lances elevados por ações ou imóveis, anunciando que os fundamentos da economia mudaram. Como ilustra o rescaldo da bolha imobiliária nos EUA, os fundamentos da economia nunca mudam, não importa em quais fantasias as pessoas acreditem. Os professores de economia Carmen M. Reinhart e Kenneth S. Rogoff apresentam uma grande turnê histórica e estatística da arrogância financeira através dos séculos, uma autópsia que fará você se perguntar: como é que alguém pôde acreditar que “desta vez seria diferente”? O tom sóbrio, as fórmulas, gráficos e o texto, um tanto desordenado, que varre séculos e países de forma ambiciosa, tornam esta história um desafio fascinante a ser absorvido. A getAbstract recomenda esta visão analítica para fãs de fatos históricos, investidores, gestores e decisores políticos que buscam entender melhor os “delírios financeiros”.

Ideias Fundamentais

  • Bancos centrais, decisores políticos e investidores envolvidos em todas as bolhas financeiras estão absolutamente convencidos de que, em termos de eventos econômicos, “desta vez é diferente”.
  • Pessoas outrora sábias ignoram o sinais indicadores de uma bolha quando estão contagiadas pela síndrome do “desta vez é diferente”.
  • Até mesmo intelectuais brilhantes como o ex-presidente da Reserva Federal Alan Greenspan foram vítimas desta síndrome.

Sobre os autores

Carmen M. Reinhart, da Universidade de Maryland e S. Kenneth Rogoff, da Universidade de Harvard são economistas e professores. Reinhart, que leciona no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial, é o co-editor de The First Global Financial Crisis of the 21st Century. Rogoff, co-autor de Foundations of International Macroeconomics, é comentarista do The Wall Street Journal, National Public Radio e The Financial Times.