Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Deuses da Administração

Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Deuses da Administração

Como enfrentar as constantes mudanças da cultura empresarial

Oxford UP,

15 minutes de lecture
7 points à retenir
Audio et texte

Aperçu

Um filósofo compara os estilos de gestão de hoje aos arquétipos dos deuses gregos mitológicos.


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Exemplos Práticos
  • Cativante

Recomendação

O filósofo Charles Handy compara os estilos de gestão dominantes de hoje com as qualidades de quatro deuses gregos mitológicos. Tirando inspiração arquetípica de Zeus, Apolo, Atena e Dioniso. Handy decompõe as diferenças sutis que informam as abordagens concorrentes de gestão. Ele argumenta que os gestores de hoje enfrentam a transição de uma cultura “apolínea” corporativa hierárquica para uma cultura mais diversificada e democrática. Neste clássico de negócios, Handy postula que o aumento da complexidade e do individualismo tem criado o cenário propício para a chegada de novos deuses gerenciais.

Resumo

Os deuses mitológicos gregos encarnam os arquétipos da gestão contemporânea.

Os gregos antigos viam os seus deuses como mais do que divindades teológicas. Cada deus representava interesses e valores específicos. As pessoas decidiam a quais deuses serviriam de acordo com o seu senso de alinhamento com a ênfase simbólica de cada divindade. Hoje, os líderes podem escolher entre quatro diferentes estilos de gestão e culturas corporativas correspondentes representadas pelos deuses mitológicos Zeus, Apolo, Atena e Dioniso.

Cada deus encarna simbolicamente visões culturais de liderança distintas em termos de influência, poder, motivação humana, mudança e futuro do trabalho.

Os líderes devem compreender quatro culturas inspiradas nos deuses gregos.

Aplique o poder dessas culturas inspiradas em deuses gregos para navegar com maior desenvoltura por diferentes contextos:

  • A Cultura do Clube – A cultura organizacional que Zeus representa depende de divisões de trabalho, com aqueles mais próximos do centro da organização exercendo maior influência e poder, e todos os trabalhadores subordinados a uma autoridade central. Culturas semelhantes...

Sobre o autor

O filósofo irlandês Charles Handy também escreveu O Elefante e a Pulga e outros títulos reconhecidos.


Comente sobre este resumo