Ignorer la navigation
Estabilizando uma Economia Instável
Livro

Estabilizando uma Economia Instável

McGraw-Hill, 2008 plus...

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo

Recomendação

O falecido professor Hyman P. Minsky escreveu em 1986 este estudo sobre volatilidade econômica, de como uma era de crises econômicas frequentes estava abalando a confiança dos investidores. Seu tratado permanece relevante. Minsky não menciona bolhas "dot-com" nem hipotecas de alto risco (subprime), contudo ele consegue explicar a realidade econômica contemporânea. Sendo o economista que emprestou seu nome ao “the Minsky Moment”, o momento em que os mercados viram da prosperidade para a crise, ele frequentemente repete suas preocupações com a desigualdade de rendas, parecendo prever o debate atual sobre as concentrações de riqueza sempre crescentes. Mas caso você pense rotular Minsky como um liberal em matéria de impostos e de despesas, tenha em conta que ele desaconselha subsídios sociais e de desemprego de longa duração. Como escritor, ele não é um mestre de estilo, mas sua prosa é em geral suficientemente clara para recompensar os leitores que buscam sua perspicácia. getAbstract recomenda esta análise clássica a leitores que procuram uma perspetiva cética sobe mercados livres.

Resumo

Duas Décadas de Calma e depois, as Tempestades

Em uma economia capitalista, o surgimento de bolhas, expansões e contrações não deve surpreender. Altas eufóricas e baixas violentas com frequência chocam investidores e decisores políticos, ainda que tal instabilidade seja inata ao capitalismo. O período de 20 anos de estabilidade e prosperidade após a Segunda Guerra Mundial criando expectativas otimistas influenciou fortemente o pensamento econômico emergente. Estes tempos tranquilos foram o cenário para o desenvolvimento de uma elaborada teoria econômica matemática que minimiza os caprichos de risco e incerteza e os fluxos e refluxos de financiamento e investimento. A era de estabilidade findou com a crise de crédito de 1966, e mais crises financeiras se seguiram em 1970, 1974-75, 1979-80 e 1982-83, cada uma mais profunda que a anterior.

Para compreender a economia atual, são dois os pressupostos: Primeiro, mercados livres são a maneira mais eficaz de satisfazer necessidades econômicas básicas; segundo, instituições financeiras sofisticadas e massivos fluxos de capitais, pela sua natureza, subjugam as economias e criam instabilidade. Colapsos financeiros se tornam assim...

Sobre o autor

Hyman P. Minsky, aluno de economistas destacados como Joseph Schumpeter e Wassily Leontief, foi professor de economia na Universidade de Brown, Universidade de Harvard e Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele faleceu em 1996.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem