Ignorer la navigation
Estamos Preparados para a Ameaça Iminente de uma Epidemia?
Artigo

Estamos Preparados para a Ameaça Iminente de uma Epidemia?

Um vírus perigoso, ainda desconhecido, tem o potencial de exterminar milhões de pessoas. No entanto, os órgãos de saúde pública estão paralisados pelo comodismo.

The Guardian, 2018

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Baseado na Ciência
  • Aplicável
  • Revelador

Recomendação

Se você não tem perdido o sono com a próxima pandemia, provavelmente nunca ouviu falar do professor de saúde pública da Harvard Medical School, Jonathan Quick. Em seu editorial convincente, Quick detalha as formas em que um vírus de rápida movimentação pode matar milhões de nós em menos de um ano. Os cenários que ele pinta são horríveis, mas Quick também oferece soluções sensatas de prevenção, que podem salvar milhões de vidas e economizar bilhões de dólares. Ele cita a maneira como os esforços globais de prevenção e tratamento da AIDS/HIV retardaram o progresso da doença e fornecem um roteiro para lidar com a próxima grande ameaça à saúde pública.

Resumo

Estudos com base na modelagem por computador estimam que há mais de 50% de chance de uma pandemia mundial.

As epidemias são como terremotos: os cientistas sabem que um grande está chegando porque os menores ocorrem regularmente, em todo o mundo. Bill Gates afirma que uma pandemia global está se aproximando e financia pesquisas para investigar a propagação de doenças. Na verdade, o número de doenças infecciosas mais do que triplicou de 1940 a 2000.

Somente em 2014, a Organização Mundial da Saúde contabilizou mais de 100 surtos. Pior ainda, os cientistas identificaram 25 novos patógenos que não têm tratamento ou vacina.

Com a rapidez das viagens modernas, as infecções podem se espalhar rapidamente...

Sobre o autor

Jonathan Quick é presidente do Global Health Council, autor de The End of Epidemics e professor da Harvard Medical School.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem