Ignorer la navigation
Fatores Econômicos Subjacentes à Perda da Biodiversidade
Podcast

Fatores Econômicos Subjacentes à Perda da Biodiversidade

com Partha Dasgupta, Simon Levin e Georg Kell


Leia offline


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Abrangente
  • Importante
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

O produto interno bruto – PIB – acompanha a produção de uma economia. Mas confiar neste único dado ignora os aspectos negativos desse resultado no meio ambiente. Neste podcast esclarecedor do Boston Consulting Group, o apresentador Martin Reeves entrevista os economistas e especialistas em sustentabilidade Sir Partha Dasgupta, Simon Levin e Georg Kell. A sua discussão centra-se na forma como a atividade econômica ameaça o ecossistema global e a biodiversidade. Os líderes empresariais podem considerar este relatório um exame oficial da ligação entre a vitalidade ambiental e econômica.

Resumo

Os esforços globais para aumentar o PIB ignoraram o risco de degradação ambiental através das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

Os stakeholders globais reconhecem cada vez mais a importância crítica do avanço dos esforços de sustentabilidade e da mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Juntamente com os governos, eles devem impedir os danos à biodiversidade natural. A atividade econômica desde a Era Industrial tem causado grave degradação ambiental – em particular a perda de espécies, ecossistemas e recursos naturais. Ao longo da história, o desenvolvimento econômico não reconheceu nem avaliou o seu impacto negativo no ambiente. Os economistas utilizam há muito tempo um parâmetro de medição do progresso: o crescimento do produto interno bruto – PIB.

<...

Sobre o Podcast

Sir Partha Dasgupta é professor emérito de economia na Universidade de Cambridge. Simon Levin é professor de ecologia e biologia evolutiva na Universidade de Princeton e ganhador da National Medal of Science. Georg Kell é o diretor executivo fundador do Pacto Global das Nações Unidas e presidente da Arabesque Partners. Martin Reeves é presidente do Instituto BCG Henderson.