Rose M. Patten, notável empresária canadense e Chanceler da Universidade de Toronto, se propôs analisar a liderança em conjunturas difíceis e as suas capacidades essenciais, em 25 debates de uma semana na Escola de Administração Rotman de Toronto e nos Programas BMO de Liderança Executiva. Patten destaca as oito capacidades essenciais de liderança e incentiva os líderes a explorá-las.
Os grandes desafios podem robustecer os líderes.
Enfrentar uma crise pode fortalecer as capacidades dos líderes, quer em tempos de turbulência global, como a crise financeira global de 2008 ou a pandemia da COVID-19, quer em meio a perturbações em setores ou organizações. Poucas empresas anteveem o impacto que a turbulência terá nos seus executivos e na melhoria dos seus líderes. Porém, os líderes reforçados pelas crises assumem frequentemente a responsabilidade de reestruturar as suas organizações.
As organizações reagem à mudança ao melhorar as suas formas de fazer negócios e os seus processos. Contudo, elas e os seus líderes raramente analisam o impacto dos grandes desafios na melhoria das suas capacidades de liderança. Após a crise, os líderes devem examinar como agiram sob pressão, analisar os efeitos desses momentos cruciais e o que aprenderam com eles.
As expectativas dos stakeholders, a força e local de trabalho, e as mudanças de estratégia influenciam a liderança.
Ao analisar a competência de um líder, a maioria das discussões considera estes três fatores que determinam a mudança e as demandas sobre ele.
No passado, as diretorias...
Rose M. Patten é empresária e filantropa canadense. Em 2018, ela foi eleita como Chanceler da Universidade de Toronto. Em 2007, Patten foi incluída no Hall of Fame das 100 Mulheres Mais Poderosas do Canadá.
Comente sobre este resumo ou Démarrer une discussion