Ignorer la navigation
Limites do Crescimento
Livro

Limites do Crescimento

A Atualização de 30 Anos

Chelsea Green Publishing, 2004
Primeira Edição: 2004 plus...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Este livro não é fácil nem agradável de se ler. No entanto, não representa a voz pessimista da desgraça nem o trato ambientalista radical que muitos comentários descreviam quando a primeira edição saiu há 30 anos. Pelo contrário, é uma espécie de cruzamento entre uma cartilha sobre orçamento e a advertência de um médico a um fumante acima do peso. Um bom orçamento baseia-se em alguns pressupostos simples: os recursos são limitados, você precisa planejar para o futuro e se você gastar mais agora, você vai ficar sem em breve. Um relatório médico diria: “você pode não ter sintomas agora, mas seus hábitos acabarão por dar fim ao seu corpo”. Donella Meadows, Jorgen Randers e Dennis Meadows apresentam esta advertência para toda a civilização humana. Eles analisam o consumo de recursos, a distribuição econômica, o crescimento populacional e a poluição. Suas conclusões sensatas indicam o caminho para uma sociedade mais justa e sustentável. Dito isto, getAbstract recomenda este texto para quem deseja se planejar de forma realista para o futuro, seja um CEO que busca fechar negócios sustentáveis, um líder nacional que deseja criar instituições sociais prósperas, um membro da comunidade preocupado com a poluição local ou um pai que não quer que seus filhos cresçam em uma terra devastada e estéril.

Resumo

As Consequências de “Passar dos Limites”

A humanidade está passando dos limites. Vemos isso o tempo todo na vida cotidiana: se levamos nosso corpo ao limite, geramos desequilíbrios; se dirigimos de forma imprudente, causamos acidentes. Seja na esfera pessoal ou global, três fatores nos levam a passar dos limites:

  1. “O crescimento, a aceleração e rápidas mudanças” causam tensões no sistema.
  2. Levado além dos seus limites naturais, o sistema não pode permanecer intacto.
  3. Não perceber o problema a tempo pode atrasar o poder de reação.

Os sinais mais evidentes de que estamos passando dos limites no mundo atual são as explosões populacionais e a poluição maciça. O vício da civilização pelo crescimento é a causa subjacente de ambos. Quase todo mundo associa o crescimento ao progresso. Isso pode ser verdade no âmbito do enriquecimento individual, mas não é o caso dos sistemas, que têm limites inerentes. Embora algumas pessoas alertem para o fato de que a sociedade deve agir e corrigir a situação, saber não implica necessariamente fazer. Talvez a humanidade mude e crie uma civilização sustentável...

Sobre os autores

Donella Meadows fundou o Instituto de Sustentabilidade. Jorgen Randers é presidente emérito da Escola Norueguesa de Gestão. Dennis Meadows é diretor do Instituto de Política e Pesquisa em Ciências Sociais da Universidade de New Hampshire.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem