Ignorer la navigation
Mude a Narrativa, Mude o Futuro
Livro

Mude a Narrativa, Mude o Futuro

Uma economia viva para uma Terra viva

Berrett-Koehler, 2015 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

6

Qualidades

  • Visionário
  • Inspirador

Recomendação

Os humanos sempre contaram histórias uns aos outros para moldarem a vida cotidiana. Essas narrativas que as pessoas compartilham determinam o que tem significado para elas, a forma como veem o mundo e o que elas valorizam. As narrativas mais bem construídas criam conexões pessoais profundas. Porém, David C. Korten, cofundador da revista Yes!, diz que as narrativas errôneas podem ser prejudiciais. Ele acredita que as pessoas devem basear suas crenças e ações em narrativas que melhorem suas vidas e ajudem o mundo, não na busca do lucro. Korten argumenta que a atual narrativa social dominante está ultrapassada. Ele preconiza uma alternativa que advoga a justiça e a sustentabilidade. Embora sempre politicamente neutra, a getAbstract sugere este ensaio iconoclasta e provocador – em linha com o pensamento da Nova Era – a todos que tenham curiosidade sobre um ponto de vista diferente e aos que se perguntam se os cidadãos e decisores políticos podem se voltar para uma nova narrativa que dê origem a uma sociedade e a um modelo econômico renovados.

Resumo

A narrativa do “dinheiro e mercado sagrados”

O mundo está em um estado terrível e os valores, em um estado caótico. O dinheiro é o meio e o fim de tudo na sociedade moderna. As pessoas consideram o dinheiro como sagrado e tratam o ambiente como um trapo descartável. A saúde e a sustentabilidade do planeta diminuem em consequência das exigências do mercado global, do poder das instituições e de um conjunto de realidades econômicas prejudiciais. Estes são os conceitos base da narrativa contemporânea do dinheiro e dos mercados sagrados.

As narrativas são vitais para a cultura. Elas definem a realidade e os valores. As narrativas poderosas moldam os pensamentos e as ações de quem as ouve. Os ouvintes escolhem conscientemente as narrativas em que acreditam e que respeitam. As narrativas corretas produzem benefícios notáveis para a humanidade. As narrativas errôneas são terrivelmente prejudicais. A narrativa do dinheiro e mercado sagrados beneficia os ricos e poderosos, mas provoca sofrimento e destruição para a maior parte da humanidade. Porém, a narrativa do dinheiro e mercado sagrados permanece como a narrativa dominante em todo mundo. Ela influencia a forma como a maioria...

Sobre o autor

David C. Korten, cofundador e Presidente do Conselho Administrativo da YES! Magazine, é presidente do Living Economies Forum. Ele escreveu When Corporations Rule the World e A Grande Virada.