Ignorer la navigation
O Caminho da Riqueza
Livro

O Caminho da Riqueza

Applewood Books, 1986
Primeira Edição: 1757 plus...


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Cativante

Recomendação

Nascido em 1706, Benjamin Franklin poderia fazer quase tudo, e de fato fez. Ele ajudou a liderar a Revolução Americana, escreveu em coautoria a Declaração de Independência dos Estados Unidos, inventou as lentes bifocais, foi embaixador do seu país na França e escreveu o Almanaque do Pobre Ricardo, que inclui O Sermão do Pai Abraão. Este curto ensaio, publicado pela primeira vez em 1758, foi traduzido em muitas línguas e é reimpresso frequentemente. A capacidade inesgotável de Franklin para aforismos concisos e úteis, mantém as suas palavras nas mentes e bocas de seus leitores em todo o mundo 250 anos depois da primeira publicação. Franklin escreveu o Almanaque do Pobre Ricardo sob o pseudônimo de Richard Saunders, mas apesar de ele nunca ter admitido, todos sabiam nas colônias americanas que Franklin era o autor. Ele vendia 10 mil cópias por ano, o que, dada a população da América colonial, equivale a vender três milhões de cópias atualmente. Os conselhos de Franklin sobre a vida, esforço digno, natureza humana, impostos, roupas, vaidade e prudência permanecem humorados, verdadeiros e, para a maioria, quase impossíveis de seguir. A getAbstract recomenda os clássicos conselhos de Franklin e sua visão a quem tenha senso de humor, aprecie prosa enxuta, direta e elegante, e queira entender – e talvez mudar – os maus hábitos comuns dos humanos.

Resumo

Sobre os Impostos

Junta-se uma multidão, esperando a abertura de um leilão. Um homem mais velho passeia perto, e a multidão convence-o a partilhar a sua visão de mundo. O velho é o Pai Abraão, e ele não tem falta de opiniões. Ele aceita falar, mas só brevemente, porque “para o sábio, uma palavra basta”. Membros da multidão expressam as suas preocupações sobre a atual situação dos impostos. O Pai Abraão diz-lhes que os impostos são, sem dúvida, pesados, mas nada comparados com os impostos que os cidadãos aplicam a si mesmos, pelo seu comportamento. A ociosidade aplica o dobro, o orgulho o triplo e as loucuras o quádruplo do que aplica qualquer governo. Nenhuma situação pode reduzir ou eliminar esses impostos; somente a morte do cidadão o liberta da sua carga.

Sobre a Diligência

Um governo verdadeiramente oneroso exige um décimo do tempo de cada cidadão como imposto. Mas a ociosidade tira ainda mais tempo. A indolência reduz a duração da vida porque torna as pessoas mais sujeitas a doença. A letargia funciona como a ferrugem e consome a saúde humana. A atividade mantém as pessoas em forma, da mesma maneira que “a chave que é usada está sempre brilhante”. O tempo...

Sobre o autor

Um dos pais fundadores dos Estados Unidos, Benjamin Franklin, nascido em 1706, foi estadista, revolucionário, escritor, inventor, cientista, bombeiro e enxadrista. Ele realizou experiências inovadoras com a eletricidade, demonstrou que o relâmpago é um fenômeno elétrico e inventou o para-raios. Ele também concebeu o aquecedor de Franklin, um dispositivo simples e eficaz que capta o calor de uma lareira e reflete-o para a sala; um hodômetro para carruagens puxadas por cavalos; e lentes bifocais. Franklin estudou e deu o nome à Corrente do Golfo. Como mestre enxadrista, ele escreveu o segundo tratado de xadrez publicado nos Estados Unidos. Foi cofundador da primeira companhia americana de bombeiros voluntários e governador do Estado da Pensilvânia. Franklin tornou-se um abolicionista fervoroso, libertou os seus escravos e opôs-se à escravatura nos Estados Unidos e no resto do mundo. Servidor público incansável, Franklin arriscou a sua fortuna e sua vida ao opor-se ao governo da Inglaterra sobre as colônias americanas. Ele foi um líder da Revolução Americana e contribuiu para a redação da Declaração de Independência. Ele foi o primeiro ministro dos correios dos EUA e ajudou a estabelecer o serviço postal. Durante a Guerra da Independência, Franklin foi embaixador americano na França. Depois da guerra, ele participou da Convenção de Filadélfia, que redigiu a Constituição Americana. Franklin foi signatário da Constituição dos Estados Unidos e também da Declaração de Independência.


Mais deste tópico