Ignorer la navigation
O Capitalismo Vermelho
Livro

O Capitalismo Vermelho

A Base Financeira Frágil do Extraordinário Crescimento Chinês

Wiley, 2011 plus...

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo

Recomendação

Este relatório de quem está bem informado sobre a versão chinesa do capitalismo conta uma história reveladora de uma economia que está prestes a se tornar a maior do mundo. Os especialistas no setor bancário asiático Carl E. Walter e Fraser J.T. Howie expõem as interconexões de um sistema financeiro dominado pelo Partido Comunista, os conflitos entre famílias governantes, executivos e tecnocratas, cada um competindo por ganho político e pessoal; além dos desafios que as companhias estatais opacas apresentam para os investidores ocidentais. Os autores mergulham nas maquinações bizantinas e muitas vezes clandestinas por trás da aparência moderna e sofisticada que a China apresenta para o resto do mundo. O livro fornece um relato detalhado dos maiores atores, agências e políticas, bem como uma análise financeira avançada do setor bancário e do mercado de capitais. Os pontos mais interessantes do livro por vezes atolam-se em detalhes históricos, contudo os leitores mais pacientes vão colher os seus frutos. A getAbstract recomenda este extraordinário olhar por trás dos bastidores para aqueles que querem saber o que realmente está impulsionando o crescimento fulgurante da China. Surpreendentemente, esta é uma história que a maior parte das pessoas não sabe.

Resumo

O Grande Mito do Desenvolvimento da China

Os Jogos Olímpicos de 2008 colocaram a China no centro das atenções. Na preparação para a competição, a nação construiu estradas, estádios, prédios residenciais e hotéis. Do dia para a noite, os trabalhadores colocaram 40 milhões de vasos de flores ao longo das ruas principais para receber os visitantes. A reintrodução espetacular da China para o Ocidente foi ainda mais notável considerando que a nação estava efetivamente à beira da falência apenas 30 anos antes. Em 1978, Pequim se assemelhava a uma cidade abandonada, enquanto que Xangai, certa vez considerada a cidade mais cosmopolita do Oriente, estava devastada, com seus moradores dormindo nas ruas por falta de ar condicionado. A nação estava tão quebrada que quando o então premiê Deng Xiaoping foi à Organização das Nações Unidas em 1974, sua delegação conseguiu levantar apenas US $ 38.000 em fundos estatais para custear a viagem. Enquanto muitos no Ocidente respaldaram o grande mito de desenvolvimento da China, a rápida transformação econômica chinesa dos anos 1970 até o presente não foi linear nem sem erros. As mudanças começaram quando o líder de longa data Mao Tse Tung morreu...

Sobre os autores

Carl E. Walter trabalhou no setor financeiro da China por 20 anos; ocupou uma posição de topo no primeiro banco de investimento joint venture da China. Fraser J.T. Howie é diretor gerente de uma corretora em Cingapura.