Ignorer la navigation
O Que o ChatGPT Revela Sobre a Necessidade Urgente de uma IA Responsável
Artigo

O Que o ChatGPT Revela Sobre a Necessidade Urgente de uma IA Responsável

À medida que a IA generativa democratiza a adoção das tecnologias mais recentes, surgem novos desafios para as organizações.


Leia offline


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável
  • Visionário

Recomendação

Não permita que o medo do desconhecido impeça você de implementar a IA generativa para impulsionar os resultados da sua empresa, mas aborde a questão com responsabilidade e procure fazê-lo o quanto antes: o Boston Consulting Group descobriu que o programa médio de RAI (inteligência artificial responsável) leva três anos para amadurecer. Neste relatório especial, o Instituto Henderson do Boston Consulting Group apresenta etapas acionáveis – incluindo a implementação de apólices de seguro e processos de red teaming – para adotar a IA de forma responsável.

Resumo

Preocupações sobre poder, governança, impactos não intencionais nos clientes, excesso de capacidade e problemas de direitos autorais mal definidos afetam a IA generativa.

Primeiro, houve uma corrida para incorporar a IA aos processos e operações das organizações; agora, as organizações estão reconhecendo os problemas que podem surgir com o uso da IA, particularmente a IA generativa. Veja o caso do ChatGPT: o programa pode gerar textos científicos de aparência confiável, mas muitas vezes incorretos, pode replicar discursos de ódio e tem o poder de proliferar vieses em avatares e imagens. Mas esses não são os únicos problemas. Os conjuntos de dados utilizados pela IA generativa contêm uma ampla variedade de conteúdos, estabelecendo as bases para reivindicações de direitos autorais. Embora organizações menores possam utilizar a IA, apenas empresas muito grandes com acesso a recursos como enormes conjuntos de dados, poder de computação e engenharia são capazes criar a IA generativa. Isso significa que o poder da IA generativa está centralizado entre...

Sobre os autores

François Candelon é o diretor global do BCG Henderson Institute. Abhishek Gupta é membro do programa Augmented Collective Intelligence do Boston Consulting Group, Steven D. Mills é o diretor de ética de IA do BCG e Leonid Zhukov é sócio e diretor associado de ciência de dados do BCG.