Ignorer la navigation
Olhe Mais Além
Livro

Olhe Mais Além

Uma abordagem comprovada sobre inovação, crescimento e mudança

DVS Editora, 2015 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Este livro fascinante sobre a inovação atende o critério principal de qualquer manual sobre o assunto: seja inovador. E já era de ser esperar isso de Andy Stefanovich, curador-chefe e instigador da Prophet, uma consultoria de marcas estratégicas, marketing, inovação e design. Sua mensagem: para desenvolver um conceito realmente inovador, sente-se em um parque, converse com o zelador do seu prédio ou peça para que sua equipe traga as piores ideias possíveis para um projeto. Nos últimos 20 anos, Stefanovich ganhou reputação sendo um consultor extremamente controverso, no bom sentido. Ele orienta seus clientes a evitarem o pensamento tradicional, respostas prontas e clichês. Ele insiste que não só se deve pensar fora da caixa, mas ir para bem longe da caixa. Grandes empresas, como a Coca-Cola, Procter & Gamble, Nike e GE, seguiram suas recomendações criativas e idiossincráticas. Segundo a getAbstract, se você quer aprender a cozinhar é bom encontrar um chef, mas se quiser aprender a inovar talvez esta seja a hora de encontrar um instigador.

Resumo

O cabeleireiro que se tornou um eco-inovador

Em março de 1989, Phillip McCrory, um cabeleireiro de Madison, Alabama, ficou tão chocado quanto todos nós quando o navio petroleiro Exxon Valdez derramou 11 milhões de litros de petróleo no Alasca. McCrory assistiu a uma reportagem da CNN que mostrava um agente de resgate tentando, em vão, limpar o petróleo do pelo de uma lontra. O produto parecia quase ligado quimicamente à pele. Em seguida, McCrory teve a grande ideia: “Se os pelos podem absorver e reter o óleo derramado, por que o cabelo humano não reagiria da mesma maneira?”

Sendo cabeleireiro, McCrory sabia que a maioria dos salões de beleza varre cerca de um quilo de cabelo todos os dias, assim milhões de quilos de cabelo acabam em aterros sanitários. Sua brilhante ideia: coletar todo esse cabelo e usá-lo para conter vazamentos de petróleo. Para testar sua teoria, McCrory coletou cinco quilos de cabelo de seu salão, enfiou em uma meia-calça e amarrou os pés, criando um anel. Deixou o anel flutuando em uma piscina de plástico e derramou óleo de motor no centro. O óleo aderiu ao cabelo e logo desapareceu da água.

McCrory descobriu que o cabelo adsorve óleo, o ...

Sobre o autor

Andy Stefanovich, curador-chefe e instigador da Prophet, empresa de branding, marketing, inovação e design, é professor visitante da Universidade Duke e de outras universidades de prestígio.