Ignorer la navigation
Os Fundamentos da Liberdade
Livro

Os Fundamentos da Liberdade

Routledge, 2006 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

O economista e filósofo político Friedrich A. Hayek escreveu The Constitution of Liberty em 1960, mas seus pontos de vista atemporais ainda têm aceitação. Sua defesa fundamentada da liberdade econômica e liberdade individual é usada em debates atuais sobre temas controversos, desde a inflação dos preços e taxação progressiva até à educação pública. O livro contrapõe os benefícios do governo limitado aos custos do planejamento econômico central. Limitar a ação do governo tem mais probabilidade de estimular a espontaneidade e criatividade individual, que é vital para o progresso do conhecimento e civilização. Hayek demonstra como a liberdade se sustenta no Estado de direito, na forma de governo constitucional. Ele identifica ameaças sérias, mas sutis, à liberdade individual. Por exemplo, ele critica a segurança social e a taxação progressiva como formas lamentáveis de distribuição de renda. A getAbstract recomenda este tomo erudito a leitores que procuram uma fundamentação filosófica detalhada do governo limitado e a todos que querem se familiarizar com o cânone clássico do pensamento econômico moderno.

Resumo

A Iniciativa Individual e os Acidentes do Progresso

Os cidadãos são mais produtivos quando o governo é limitado, porque com redução da interferência do Estado é minimizada a intrusão pública na vida privada. Uma forma liberal de governo tem âmbito restrito; ela libera as pessoas ao dar-lhes a possibilidade de tomar muitas das decisões importantes que influenciam suas vidas. O governo liberal é estruturado para garantir a cada indivíduo uma “esfera privada assegurada” que está livre do controle público, encorajando cada um a dar a sua mais valiosa contribuição para a sociedade sem qualquer coerção pelo Estado.

O reconhecimento dos direitos de posse de propriedade foi o passo inicial na delimitação das esferas privadas dos indivíduos. Tais circunstâncias privadas fora do controle direto do governo podem englobar a propriedade de imóveis, bem como ativos intangíveis como direitos contratuais. As formas socialistas de governo impedem a iniciativa individual para atingirem objetivos econômicos planejados centralmente. Mas os frutos do socialismo provaram ser ilusórios; o conhecimento avança por acidente, não por planejamento central.

O progresso humano seria insignificante...

Sobre o autor

Friedrich A. Hayek, economista e filósofo político austríaco, defendeu o capitalismo de mercado e o governo limitado. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Economia de 1974 e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 1991.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem