Todo líder sabe que, seja uma transformação de negócios tão pequena quanto um novo sistema de software ou tão importante quanto uma fusão, a resistência e as reclamações são inevitáveis. Kathryn Zukof explica o que os gerentes precisam saber sobre liderar pessoas nos períodos de aprendizado e incerteza. Ela revela o poder que você conquista quando entende como e por que as pessoas resistem à mudança e demonstra maneiras de amenizar os receios do grupo.
Gerir mudanças é um ato de equilíbrio bastante desafiador.
Mesmo quando os funcionários aceitam uma iniciativa, a implementação de um novo sistema é repleta de armadilhas. Digamos, por exemplo, que a sua empresa precise substituir um software desatualizado. Mesmo que todos os funcionários e gerentes entendam a necessidade da mudança, é natural ficarem receosos.
Mesmo os funcionários competentes e que trabalham duro experimentam estes medos, inclusive quando a mudança é pequena. No caso de uma grande mudança, como uma fusão, as preocupações se intensificam. As áreas de questionamento dos funcionários de uma organização que está passando por mudanças incluem:
- Competência – Sei como fazer meu trabalho agora. Como vou aprender depois da mudança?
- Eficiência – Vou demorar mais para fazer meu trabalho?
- Segurança e estabilidade – O meu emprego vai estar em risco?
- Status – A mudança vai diminuir a minha posição na organização?
- Relacionamentos – Os meus colegas e chefes que me conhecem e me respeitam devem permanecer na empresa?
Comente sobre este resumo ou Iniciar a Discussão